Faculdade Anasps e FUNCEB realizam seminário sobre o papel dos militares na reforma

A Faculdade Anasps em parceria com a Fundação Cultural do Exército Brasileiro (Funceb), realizou o seminário: “Papel das Forças Armadas no mundo contemporâneo e Proteção Social dos militares”. O encontro reuniu nomes renomados do alto escalão entre eles, o vice-presidente da República Federativa do Brasil, General Hamilton Mourão, como palestrante central.

Durante a palestra inaugural (evento que não foi aberto a imprensa), o vice-presidente Mourão, ressaltou o papel dos militares na reforma da Previdência e as peculiaridades da profissão.

“Participar de um Seminário, promovido pela FUNCEB, é muito importante, porque nós estamos vivendo a primeira fase do nosso Governo, em que o objetivo primordial é conseguir aprovar a reforma da previdência. Óbvio que ela atinge tanto o público civil quanto o militar. Existe também, por outro lado uma série de preconceitos, desinformação e falta de conhecimento sobre as peculiaridades da profissão militar. Então, hoje, aqui, temos a oportunidade de debater esses assuntos, mostrar a importância das Forças Armadas e transpor isso para o que tem que ser a proteção social dos militares”, disse.

Com lotação máxima, o presidente e diretor-geral da Faculdade Anasps, Alexandre Barreto Lisboa, explanou o tema “Sociedade e Exército Brasileiro”, além de destacar a importância de realizar o evento em parceria com a FUNCEB. Pontos sobre a Proposta de Emenda à Constituição 6/2019 da “Nova Previdência” fizeram parte da pauta principal.

A Anasps defende uma proposta que atenda a um sistema equilibrado, com a finalidade social e ampliação da cobertura previdenciária.

Na qualidade de Coordenador de Pós-Graduação da Faculdade Anasps e do Nupress, o Professor, Sebastião Faustino de Paula, abordou a Previdência brasileira: Regimes, modelos e formas de custeio, além de explanar os regimes públicos existentes: Regime Geral de Previdência Social (RGPS), Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e o regime completamente privado.

A importância de uma entidade de classe que representa 50 mil servidores previdenciários, ser colaboradora de um grande evento como esse, foi pontuada por Sebastião.

“Esse encontro permitiu afirmar a posição da Anasps na defesa dos direitos dos servidores públicos federais diante da reforma da previdência, bem como intensificar os estudos nas áreas relacionadas com as matérias previdenciárias, em especial, fornecer subsídios para a associação apresentar as Emendas supressivas a PEC que prejudica os direitos de seus associados”, disse.

Composição da mesa

Participaram do seminário, o presidente da FUNCEB, Marcos Arbaitman, o presidente da Anasps, Alexandre Barreto Lisboa; o Conselheiro da FUNCEB, Roberto Duailibi, onde palestrou sobre o tema “Forças Armadas e o Mundo Contemporâneo”. O presidente em exercício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Renato Rodrigues Vieira; o coordenador de pós-graduação da Faculdade Anasps e do Nupress, Sebastião Faustino e o Doutor Sérgio da Silva Mendes, onde abordou o Regime Constitucional dos Militares.

O evento foi uma realização da Fundação Cultural Exército Brasileiro e do Núcleo de Pesquisa em Direito Previdenciário e Seguridade Social da Faculdade ANASPS. (NUPRESS). Presente ao evento o vice-presidente Executivo da Anasps, Paulo César Régis de Souza.