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RELATÓRIO INTEGRAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Ano de referência: 2020
Ano de publicação: 2021

Sumário

Introdução

A Faculdade ANASPS (código 16628) foi credenciada por meio da Portaria 775, de 22 de julho de 2016, publicada no Diário Oficial da União em 25 de julho de 2016, tendo o início da sua primeira turma em março de 2017.

A Constituição da primeira Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi aprovada pelo
Conselho Superior da Faculdade, conforme consignado em ata, no dia 03 de outubro de 2017. Após o primeiro ano de mandato, a Comissão foi reformulada, tendo este mandato válido até o término deste triênio.

A FAnasps busca a consolidação de uma cultura avaliativa envolvendo representantes das diferentes dimensões que compõem a comunidade acadêmica da IES, bem como todos os seus cursos.Para tanto, em 2021 a Comissão promoverá eleição entre pares para escolha dos representantes da comunidade educativa, garantindo a escolha democrática de seus participantes.

A autoavaliação institucional está pautada no conceito de avaliação que compreende o
conjunto, estabelecendo significações e direções; olhando para totalidades concretas que constituem a instituição como um todo. Com base nesse pressuposto que a CPA conduz seus trabalhos, de conhecer melhor a IES e subsidiando a gestão, com indicadores, em seu Planejamento Estratégico bem como na melhoria dos seus processos.

Análise dos Dados e das Informações e Ações a Partir Delas

Em adequação à NOTA TÉCNICA INEP/DAES/CONAES Nº 065, os relatórios de autoavaliação devem ser parciais nos 2 primeiros anos. No terceiro ano, será inserido em sua versão integral.

1.2 DADOS DA IES

1.3 COMPOSIÇÃO DA CPA

2. METODOLOGIA

O processo de autoavaliação institucional está alinhado com as perspectivas institucionais e adequadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional e os Regulamentos e Plano de Melhorias da CPA.

A Comissão elaborou os instrumentos de avaliação com base nos cinco eixos que abrangem as 10 dimensões do Sinaes, em adequação à NOTA TÉCNICA INEP/DAES/CONAES Nº 065.

Todas as informações coletadas pertinentes à avaliação estão organizadas em eixos, categorias de análise e indicadores.

Os questionários aplicados buscaram verificar a percepção e o grau de satisfação pelos diferentes públicos, baseando-se na classificação discriminada no quadro 1.

O ano de 2017 marca o início das atividades acadêmicas da IES e da Comissão Própria de Avaliação. Neste primeiro ano, optou-se pela elaboração e aplicação de um único questionário para todos os públicos, com o objetivo de identificar a percepção destes sobre questões essenciais ao primeiro ano de funcionamento da instituição. Houve uma etapa de sensibilização dos alunos e professores sobre a importância do processo avaliativo para a melhoria da qualidade da instituição e do processo de ensino e aprendizagem. A aplicação foi realizada em sala de aula, com a utilização do questionário impresso e sem identificação do respondente, sendo separado o resultado dos alunos e dos professores. Considerou-se este relatório integral e por este motivo, iniciou-se um novo ciclo em 2018.

Em 2018 foram elaborados e aplicados três questionários com algumas questões diferentes considerando as particularidades de cada público – alunos, professores e corpo técnico. A aplicação
foi realizada por meio de link do google docs, ferramenta esta que permitiu a coleta de dados mais ágil e ampla, aumentando consideravelmente o número de respondentes.

Em 2019 manteve-se a aplicação de questionário por público respondente, e por meio da ferramenta do google docs. Manteve-se também, as estratégias de sensibilização da comunidade acadêmica, buscando ampliar a participação dos públicos.

Em 2020, último ano deste ciclo avaliativo, em consequência da pandemia, não houve alunos em curso – em 2019 finalizaram as turmas em andamento e não houve ingressantes em 2020. Por este
motivo, esta comissão optou pela não aplicação do questionário aos professores e corpo técnico. Como a pesquisa dos anteriores contemplou todos os eixos estipulados na nota técnica, a Comissão optou por trabalhar na melhoria da análise e deste relatório trienal, bem como debruçou-se sobre a revisão do método e dos questionários, a fim de melhorar o funcionamento da própria comissão.

3. DESENVOLVIMENTO - apresentação dos dados da pesquisa

Neste relatório trianual optou-se por apresentar a média dos dados referentes aos anos de 2018 e 2019 por eixo e dimensão. Nestes anos, a pesquisa foi aplicada para três públicos – alunos,
professores e corpo técnico e o número de respondentes manteve a média.

Os questionários foram separados em duas partes – uma delas, composta de perguntas, de caráter autoavaliativo, e a segunda parte, composta por perguntas, correspondente às questões
relativas às análises das dimensões. Destaca-se que as particularidades dos públicos estão avaliadas na primeira parte do questionário. Neste relatório apresenta-se as médias dos públicos por pergunta,dimensão e eixo, por ano e no triênio.

Os públicos deveriam atribuir nota de 01 a 10, considerando 01 a pior nota e 10 a melhor nota.
O quadro 01 descreve melhor a forma de análise.

Quadro 01 - Critérios de análise

Considerar-se-ão como FORÇA, os indicadores avaliados com maior percentual entre 7 e 10, e como FRAQUEZA, os indicadores avaliados com maior percentual entre 1 e 4. Os indicadores avaliados com maior percentual entre 5 e 6 serão considerados como ALERTA.

Quadro 02 - Dados da pesquisa do Triênio

PERGUNTASmédia ano 2018média ano 2019DimensãoEixomédia da dimensãomédia do eixo
1.1Conhecimento da Missão e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)94,20%97,00%dimensão 1eixo 291,75%89,88%
1.2Conhecimento do Projeto Pedagógico Institucional (PPI)88,60%94,00%
1.3Conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso (PPC)85,70%91,00%
2.1À inclusão social88,60%91,00%dimensão 388,00%
2.2Ao desenvolvimento econômico e social85,70%91,00%
2.3À defesa do meio ambiente85,80%91,00%
2.4À memória cultural, à produção artística e ao patrimônio cultural82,90%88,00%
3.1Utilização de Tecnologia de Informação e Comunicação88,50%91,00%dimensão 4eixo 388,76%88,76%
3.2Divulgação das atividades internas85,60%91,00%
3.3Conhecimento de documentos legais e/ou normas regimentais reguladoras88,50%91,00%
3.4Visibilidade dos serviços de ouvidoria (canal para sugestões, críticas e elogios)77,10%91,00%
3.5Divulgação da Instituição nos meios de comunicação externos (TV, Rádios, Outdoor, mídias sociais ie etc)57,10%77,00%
3.6Agilidade dos meios e canais de comunicação62,80%82,00%
4.1Capacidade de manter um clima de respeito mútuo e ético94,30%100,00%
4.2Disponibilização e atualização constante de informações úteis e fidedignas91,40%97,00%
4.3Clareza nas informações91,50%94,00%
4.4Qualidade no atendimento94,40%94,00%
4.5Rapidez no atendimento94,30%97,00%
4.6Horário de Funcionamento80,10%91,00%
5.1Número de Instalações sanitárias82,90%91,00%
5.2Limpeza, organização e conservação das instalações sanitárias (reposição de papel higiênico, toalhas de papel e sabonete)97,20%97,00%
5.3Auditórios (capacidade, iluminação, climatização, projetores, áudio, cadeiras, etc.)80,10%91,00%
6.1Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão85,60%91,00%
6.2Capacidade de manter um clima de respeito mútuo e ético91,40%100,00%/td>
6.3Promoção de integração entre os acadêmicos88,60%97,00%
6.4Promoção de ações de complementaridade do ensino83,10%97,00%
6.5Representação ativa dos interesses dos acadêmicos85,70%91,00%
6.6Comunicação com os acadêmicos85,70%91,00%
7.1Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão85,70%91,00%dimensão 6eixo 483,72%83,72%
7.2Integração entre as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão82,90%78,00%
7.3Revisão e atualização dos documentos legais e normas regimentais reguladoras85,70%94,00%
7.4Organização e preservação de dados históricos, estatísticos e operacionais.77,20%84,00%
7.5Agilidade dos Órgãos Colegiados Superiores74,30%83,00%
7.6Número e representatividade dos diversos segmentos da Faculdade nos Órgãos Colegiados Superiores85,70%94,00%
7.7Sistema de monitoramento, vigilância e segurança oferecido à comunidade acadêmica85,70%94,00%
8.1Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão88,60%88,00%
8.2Capacidade para manter um clima de respeito mútuo e ético88,60%97,00%
8.3Promoção de ações de integração entre docentes, técnicos e discentes91,30%97,00%
8.4Gestão das atividades acadêmicas e funcionamento do curso88,60%94,00%
8.5Cumprimento da legislação e normas institucionais88,60%91,00%
8.6Transparência das ações de coordenação, planejamento e execução do plano de gestão da coordenação do curso85,70%78,00%
8.7Horário de Funcionamento88,60%94,00%
8.8Relacionamento com os alunos94,20%94,00%
9.1Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão88,60%88,00%
9.2 Capacidade para manter um clima de respeito mútuo e ético91,60%94,00%
9.3Incentivo à avaliação e consolidação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC)85,80%94,00%
9.4Promoção de integração de ações de ensino- aprendizagem88,80%91,00%
9.5Incentivo à atualização didático-pedagógica do corpo docente91,40%94,00%
9.6Utilização dos resultados de avaliações para a melhoria dos Cursos88,50%91,00%
9.7Cumprimento da legislação e normas institucionais91,40%91,00%
10.1Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão77,10%88,00%
10.2Capacidade para manter um clima de respeito mútuo e ético83,00%94,00%
10.3Incentivo à participação discente em ações de extensão79,90%88,00%
10.4Divulgação das ações de extensão realizadas ou em andamento77,10%86,00%
10.5Utilização dos resultados de avaliações para a melhoria das ações extensionistas74,10%86,00%
10.6Cumprimento da legislação e normas institucionais74,10%86,00%
11.1Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão80,00%94,00%
11.2Políticas de clima organizacional74,30%94,00
11.3Capacidade para gerir pessoas, processos e tecnologias74,20%94,00%
11.4Gestão das atividades administrativas e financeiras74,30%94,00%
11.5Gestão dos processos de aquisição, armazenamento e distribuição de materiais permanentes e de consumo74,30%94,00%
11.6Supervisão de novas edificações, reformas e manutenção do patrimônio imóvel71,40%94,00%
11.7Utilização dos resultados de avaliações para a melhoria das ações administrativas71,40%94,00%
11.8Cumprimento da legislação e normas institucionais71,40%94,00%
11.9Qualidade no Atendimento74,20%94,00%
11.10Rapidez no Atendimento71,40%97,00%
11.11Clareza nas Informações71,50%93,00%
11.12Horário de Funcionamento71,40%88,00%
12.1Facilidade de utilização do sistema de reserva88,60%91,00%
12.2Pontualidade quanto a instalação91,40%91,00%
12.3Qualidade dos equipamentos91,50%91,00%
12.4Atendimento às solicitações91,40%91,00%
13.1Importância desse processo de auto avaliação institucional100,00%100,00%
13.2Melhorias na instituição decorrentes das avaliações anteriores97,10%97,00%/td>
13.3Divulgação dos resultados da Autoavaliação Institucional94,20%94,00%
14.1Dimensão94,20%/td>94,00%dimensão 7eixo 584,34%84,34%
14.2Climatização94,20%97,00%
14.3Iluminação97,10%94,00%
14.4Quantidade e condição das instalações elétricas94,20%97,00%
14.5Qualidade do mobiliário (cadeiras, mesas e armários)97,10%97,00%
14.6Recursos audiovisuais disponíveis (quadros, projetores, computadores, áudio, Internet, entre outros)97,10%97,00%
14.7Isolamento acústico97,10%94,00%
14.8 Limpeza, organização e conservação do ambiente100,00%100,00%
14.9Wi-Fi82,70%88,00%
15.1Climatização88,40%88,00%
15.2Iluminação91,30%91,00%
15.3Qualidade do mobiliário (cadeiras e mesas)91,30%94,00%
15.4Quantidade de equipamentos de informática88,50%97,00%
15.5Qualidade de conexão de Internet91,30%97,00%
15.6Qualidade dos equipamentos de auxílio à exposição dos conteúdos (projetores, áudio, quadros e TV)88,50%94,00%
15.7Atendimento (laboratorista)85,80%91,00%
15.8Isolamento acústico91,40%91,00%
15.9Limpeza, organização e conservação do ambiente100,00%100,00%
16.1Relevância do conteúdo disponibilizado88,40%94,00%
16.2Clareza das Informações88,50%94,00%
16.3Atualização das Informações88,40%91,00%
16.4Climatização88,50%91,00%
17.1Iluminação97,10%97,00%
17.2Qualidade do mobiliário (cadeiras e mesas)97,10%97,00%
17.3Quantidade de equipamentos de informática97,10%100,00%
17.4Área disponível para estudo97,10%97,00%
17.5Atualização do acervo de livros91,30%96,00%
17.6Atualização do acervo de periódicos91,30%91,00%
17.7Quantidade e variedade do acervo91,30%94,00%
17.8Exposição e localização do acervo88,50%94,00%
17.9Qualidade no atendimento do bibliotecário91,30%94,00%
17.10Qualidade no atendimento dos demais colaboradores97,10%100,00%
17.11Acesso ao Sistema Pergamum80,00%86,00%
17.12Acesso à bases de dados técnico-científicas regionais, nacionais e internacionais94,20%86,00%
17.13Limpeza, organização e conservação do acervo e do ambiente100,00%97,00%
17.14Isolamento acústico97,10%100,00%
18.1Arquitetura inclusiva (rampas, elevadores, sanitários adaptados, vagas nos estacionamentos, mobiliário, equipamentos, etc.)91,30%94,00%
19.1Participação na elaboração do planejamento institucional86,70%88,00%dimensão 8eixo 189,13%89,13%
19.2Participação no processo de avaliação institucional88,50%91,00%
19.3Divulgação interna de relatórios de gestão88,40%91,00%
19.4Divulgação interna do processo e dos resultados da avaliação88,40%91,00%
20.1Políticas de acesso à Faculdade ANASPS (vestibular, transferência, retorno e reingresso)88,60%85,00%dimensão 9eixo 386,01%86,01%
20.2Apoio à permanência na Faculdade Anasps80,00%88,00%
20.3Oferta de intercâmbios79,90%83,00%
20.4Estímulo à participação em gestão acadêmica, de ação comunitária e de representação80,10%88,00%
20.5Serviços e programas de apoio ao discente88,50%85,00%
20.6Mecanismos de avaliação da satisfação com o curso88,50%91,00%
21.1Manutenção de contato com o egresso88,50%91,00%
21.2Oferta de atividades promotoras de educação continuada88,50%88,00%
21.3Acompanhamento da inserção dos egressos no mercado de trabalho85,70%85,00%
21.4Processo seletivo para pós-graduação82,90%85,00%

4. ANÁLISE DOS DADOS DO TRIÊNIO

Neste tópico do relatório, apresentam-se as análises verificadas por eixo/dimensão, buscando identificar os principais pontos evidenciados como Força, Alerta e Fraqueza.

Cabe destacar que não houve uma grande variação na avaliação realizada no ano 1 (2018) e no ano 2 (2019) deste triênio. Também destaca-se que não foi verificado nenhum Alerta nem
Fraqueza apontadas pelos públicos pesquisados, porém, esta comissão verificou fragilidades no próprio processo de autoavaliação, a partir da experiência deste primeiro ciclo e apresenta, no tópico
plano de ação, proposições de melhoria.

As fragilidades verificadas pela própria comissão são: o questionário (muitas perguntas, perguntas não adequadas ao público; perguntas mal formuladas, dificultando o entendimento e
comprometendo os resultados), ampliação da aplicação do questionário aos públicos egressos e comunidade externa, incluindo também, a representação destes na comissão; consolidação do
processo democrático de escolha das representações; o processo de análise e elaboração do relatório, assim como todos os demais processos dessa comissão.

Destaca-se também, que embora nenhuma dimensão ou eixo tenha sido destacado como Alerta ou Fraqueza, algumas perguntas ficaram com pontuação de alerta ou muito próximas a ela, no
ano 1, tais como questões relativas à comunicação, gestão administrativa e atuação do núcleo de extensão. Essas perguntas tiveram sua pontuação melhorada, algumas destacadas como Força no ano 2.

Cabe destaque às perguntas relativas à limpeza dos espaços da IES, que mantiveram o conceito máximo no ano 1 e 2.

De todas as questões apresentadas, a grande maioria manteve o índice do ano 1 ou teve melhora do índice exceto as questões: 7.2 (Integração entre as políticas institucionais de ensino,
pesquisa e extensão), 8.6 (Transparência das ações de coordenação, planejamento e execução do plano de gestão da coordenação do curso) e 17.12 (Acesso à bases de dados técnico-científicas
regionais, nacionais e internacionais).

5. PLANO DE AÇÃO

A apresentação das fragilidades identificadas durante a análise deste ciclo avaliativo em formato de plano de ação traz consigo a intenção de auxiliar esta comissão e a gestão da IES na
implementação de melhorias sugeridas A ferramenta 5W2H vem sendo amplamente utilizada na gestão como estratégia de ação.

Planejar as etapas de implementação de uma nova atividade auxilia a gestão na execução, uma vez que desmembra uma atividade em tarefas e seus executores. Facilita ainda seu acompanhamento, já
que também estabelece prazos.

FERRAMENTA 5W2H

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este relatório integral, conforme estabelecido na Nota Técnica 65/2014, contempla as análises realizadas pela Comissão Própria de Avaliação dos anos de 2018 a 2020.

A CPA está em busca da consolidação do processo avaliativo da IES, sensibilizando os públicos para a efetiva participação, a fim de garantir a maturidade desta comissão e do próprio
processo avaliativo.

A Comissão e a gestão da IES permanecem empenhadas no contínuo aprofundamento da
qualidade do ensino e demais dimensões.

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