Ludicidade e Musicalidade na Educação

advanced divider

Seja muito bem-vindo(a) ao nosso ambiente educacional

Aqui você viverá a experiência de aprender através de nossa exclusiva metodologia ativa 2.1 no processo ensino-aprendizagem, que apresenta materiais expositivos e conteúdo narrado, oferece interatividade, por meio de quiz, fórum, gamificação e outros que compõem nossas trilhas do conhecimento.

Na nossa metodologia você será instigado(a) a ter uma participação ativa na pesquisa direcionada por nossa equipe docente, que o(a) levará a explorar leituras de apoio, conhecer a prática do conteúdo aplicado através dos vídeos complementares e, ainda, será guiado(a) a conhecer as principais notícias do momento relacionadas ao tema do curso, ou seja: Você aprenderá a teoria, conhecerá a prática e a aplicabilidade do conteúdo nos dias atuais.

Ao final do curso espera-se que o(a) aluno(a) tenha adquirido habilidades para empregabilidade, em sintonia dinâmica com o mercado de trabalho e sua atualização profissional.

Bons estudos e SUCESSO!!!

Introdução

Carga Horária: 10 horas/aula

Professor: Camila Brito Ventura

Ementa: A ludicidade no seu sentido histórico-cultural. A ludicidade no Brasil- Jogos e brincadeiras indígenas e dos negros. O Lúdico na Legislação Brasileira (Estatuto da Criança e do Adolescentes, DCN, Declaração dos direitos das crianças e RCENEI). Precursores da Lúdica educação infantil: Rousseau; Pestalozzi, Decroly, Montessori, Piaget, e Vigotsky. A utilização da ludicidade no processo de mediação de aprendizagem. Musicalidade. A música nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais da criança.

Objetivos Gerais: Analisar o papel da ludicidade na formação humana e no processo educativo escolar básico, considerando sua dimensão histórico-cultural e a importância do jogo e da brincadeira no processo de conhecimento, expressividade e socialização da criança.

Objetivos Específicos: Analisar o jogo a partir de uma visão sócio-histórico-cultural, compreender a importância do jogo como elemento mediador na prática pedagógica, perceber a ludicidade como ferramenta primordial para uma aprendizagem significativa; estudar as diferentes abordagens metodológicas em educação musical e suas contribuições para o ensino e aprendizagem.

Método de Avaliação: Realização do exercício on-line sem atribuição de nota mínima.

Metodologia: Vídeo aulas on-line, apoio com apostilas e exercícios, consulta na lei e na doutrina

Certificação: O certificado será emitido ao final curso.

R$9,90

Skip to content