a) Seu texto deve ser digitado, no máximo 30 (trinta) linhas e no mínimo 15 linhas;
b) O tema vem acompanhado de textos motivadores, que têm o objetivo de orientar sua linha argumentativa;
c) Desenvolva seu texto dissertativo-argumentativo;
f) A redação que fugir ao tema ou ao tipo de texto exigido receberá nota zero.
O tema homeschooling está cada vez mais presente no âmbito educacional. Uma palavra da língua inglesa que significa “educação escolar em casa”, embora já exista há alguns anos essa modalidade de ensino ganhou notoriedade após o surgimento da pandemia do coronavírus.
O tema é abordado no filme “Extraordinário”, estrelado por Julia Roberts e Jacob Tremblay onde é retratada a história de Auggie, um garoto que nasceu com uma deformidade facial e tem sua educação realizada em casa por sua mãe. Essa modalidade de ensino tem gerado diversas dúvidas e opiniões divergentes entre famílias e educadores.
No Brasil, trata-se de um tema de grande repercussão social. Os estados do Paraná, Santa Catarina e o Distrito Federal já possuem leis que regulamentam essa modalidade. Atualmente, o Projeto de Lei Complementar 22/22 autoriza Estados e Distrito Federal a definir regras para educação domiciliar (homeschooling), visando oferecer segurança jurídica as famílias que optarem por essa modalidade de ensino.
Tendo em vista todas as considerações pautadas na descrição sobre esse tema e em suas vivências adquiridas ao longo de sua formação disserte sobre o tema: “O homeschooling no Brasil do século 21. ”
Selecione e organize, de maneira coerente e coesa, argumentos para defender seu ponto de vista.
Educação especial – modalidade de educação escolar oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação;
Nesse contexto, disserte em no máximo 20 linhas o que você compreende sobre o conceito de educação especial inclusiva.
As reflexões sobre o assunto se iniciam na fundamentação sobre o verdadeiro sentido da educação. É um processo de desenvolvimento integral do sujeito desenvolvendo suas potencialidades. O ato de educar requer atuação conjunta de todos os envolvidos, sendo eles: pais, professores e comunidade em geral, pressupondo olhar sistêmico para o processo de aprendizagem, de maneira a propiciar a autotransformação do sujeito humano. Para bem educar, segundo Freire (1979) é necessário amar, ouvir, respeitar e acolher as diferenças. Juntamente ao comprometimento e responsabilidade por parte de quem educa e pelo educando. Esses aspectos permitirão que o educando possa superar suas dificuldades e a educação possa se constituir em uma ponte capaz de gerar a verdadeira liberdade e autonomia. Com base no inacabamento, a educação é também um processo cultural e transformador, despertando o desejo e a vontade de aprender. Quando, na condição de educadores, nos permitimos perceber e sentir a subjetividade humana vinculada de forma inseparável à educação e desta guiar os educandos pelo exemplo positivo sobre o ato de estudar Freire (1995).
²Texto extraído do artigo HUMANIZAÇÃO E FORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO dos autores Jacques Andre Grings e Shirlei Alexandra Fetter, acesso em https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/grings_fetter.pdf
Nesse contexto, disserte em no máximo 20 linhas, as relações entre trabalho e educação:
Para que possamos enviar o seu certificado corretamente preencha as informações abaixo:
Para os associados Anasps a emissão será gratuita, para a comunidade em geral o custo de emissão será de R$19,90