CPA - Relatório 2017

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RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
DA FACULDADE ANASPS 2017

CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

BRASÍLIA
MARÇO/2018

Introdução

A Faculdade ANASPS (código 16628) foi Credenciada por meio da Portaria 775, de 22 de julho de 2016, publicada no Diário Oficial da União em 25 de julho de 2016, deu início a sua primeira turma em março de 2017.

A Constituição da CPA – Comissão Própria de Avaliação foi aprovada pelo Conselho Superior – CONSU da Faculdade ANASPS, conforme consignado em ata, no dia 03 de outubro de 2017, com os seguintes membros:

  • Prof. Ms. Gilberto Tristão – como representante docente;
  • Marta Lúcia Oliveira Souza Baio – como representante técnico-administrativo;
  • Erick de Souza Santos Marques – como representante discente;
  • Dionízio de Freitas Neto – como representante da comunidade.

A implementação da autoavaliação institucional na Faculdade ANASPS é de responsabilidade da CPA, constituída pelos representantes de cada segmento da Instituição, conforme apresentada.

A CPA conduziu seu primeiro processo de avaliação, desde a elaboração e a utilização de instrumentos, computação e análise dos resultados até a sua divulgação, mantendo a comunidade acadêmica informada sobre todo o processo da Avaliação Institucional.

Este Relatório é integral, de acordo com a Nota Técnica nº 65/2014, embora tenha sido o primeiro ano de implantação da Faculdade.

Metodologia

A metodologia foi a elaboração e aplicação de um único questionário para os alunos, professores efuncionários técnicos admnistrativos, com o objetivo de identificar a percepção dos mesmos sobre questões essenciais ao primeiro ano de funcionamento da instituição, conforme instrumento em anexo.

Houve uma etapa de sensibilização dos alunos e professores sobre a importância do processo avaliativo para a melhoria da qualidade da instituição e do processo de ensino e aprendizagem.

A aplicação foi direta em sala de aula com a utilização do questionário impresso e sem a identificação do respondente, sendo separado o resultado dos alunos e dos professores.

 

Desenvolvimento
Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional

A CPA se reúne para fazer sua primeira avaliação e buscar informações sobre o seu funcionamento e os resultados da atuação institucional, de forma imparcial, tendo como segmentos os alunos e os professores.
A amostra corresponde a um total de 73 respondentes, sendo 56 alunos, 9 professores e 8 funcionários técnico-admnistrativos, dentre os quais incluímos 03 estagiários.
O resultado desta avaliação ficará disponível no site da Faculdade ANASPS, além de apresentação à Direção Geral, corpo docente, corpo técnico-administrativo e os próprios alunos, buscando corrigir as questões identificadas na pesquisa, assim garantiremos a transparência quanto aos resultados obtidos.

Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional

Perguntados sobre o conhecimento da missão da Faculdade ANASPS, 100% dos alunos, professores e técnico-administrativos responderam positivamente, ou seja, todos afirmam conhecer a missão institucional.

No que se refere as atitudes com relação a missão 67,1% dos respondentes afirmaram que a Faculdade está colocando em prática sua missão, 61% dos alunos afirmam que totalmente e apenas 32,1% concordam parcialmente. Quanto aos professores 100% e os técnicos administrativos 87% afirmam que a missão está sendo totalmente colocada em prática.

Quanto a atitude responsável da Faculdade com relação à sociedade e ao meio ambiente 97,3% dos acreditam que a Faculdade procura cumprir sua responsabilidade social, sendo que 100% dos professores, 100% dos funcionários e 96,4% dos alunos acreditam que ela cumpre

Eixo 3 – Políticas Acadêmicas

Na indagação se o currículo corresponde ao perfil do profissional que a Faculdade pretende formar 95,9% afirmam que sim, ou melhor 100% dos professores e funcionários técnico-administrativos e 94,6% dos alunos concordam que os conteúdos ministrados formarão profissionais de nível superior com a almejada visão globalizante, integrada e inovadora.

Quanto ao Projeto Integrador, 93,2% concordam que ocorre a articulação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas com o trabalho prático focado em gestão pública, 54,8% totalmente e e 38,4% parcialmente. Deste montante 50% dos alunos e 71,4% dos professores concordam que totalmente, enquanto 41,1% dos alunos e 28,6% dos professores parcialmente.

Apenas 52,1% afirmam que os professores disponibilizam sempre material de apoio no ambiente virtual e 41,1% quase sempre, num percentual equilibrado entre alunos e professores, ou seja: 57,1% dos professores e 51,8% dos alunos afirmam que sempre 42,9% e 41,1% quase sempre.

Os professores 85,7% classificaram como ótima e 14,3% bom a cordialidade, a confiabilidade e a presteza do atendimento. Os alunos 41,1% ótimo e 50% bom e os técnicos-administrativos 50% e 50% bom.

Do montante de 94,6 % dos alunos, 69,6 % responderam que os professores apresentam sempre o Plano de Ensino das disciplinas no início do semestre e 25% quase sempre, informando com clareza a importância, os conteúdos e a forma de avaliação. Em contraponto 85,7% dos professores afirmam que sempre e 14,3% quase sempre.

Do total de alunos, professores e demais funcionários 54,8% concordam que os mecanismos de comunicação externa da Faculdade Anasps são importantes para difundir uma imagem positiva na sociedade e 84,9% que as informações e comunicações internas e externas são claras e atualizadas, enquanto 15% discordam desta afirmativa.

Os professores em 71,4% e os alunos em 62,5% afirmam conhecimento de atividades que estimulam a participação em eventos de extensão, estágios ou iniciação científica.

Eixo 4 – Políticas de Gestão

Dos professores 100% acham que seu comportamento estabelece um ambiente de total confiança e respeito que resultam em um clima organizacional favorável ao aprendizado, enquanto 71,4% dos alunos e 87,5% dos funcionários concordam totalmente com esta afirmativa e 26% dos alunos concordam parcialmente.

Quanto a Direção da Faculdade 80,8% dos respondentes afirmam não terem dificuldades de acesso sempre que necessário, e com relação ao Coordenador do CST em Gestão Pública 65,8%.

Na percepção de 93,3% dos respondentes a quantidade de docentes e funcionários técnicos administrativos é suficiente para responder aos objetivos e funções da instituição dentre os quais os alunos em 94,6% e os professores 85,7% consideram suficientes.

Eixo 5 – Infraestrutura Física

Quanto ao acervo atual da Biblioteca, 57,2% dos professores e 82,2% dos alunos afirmam que atende as necessidades de estudo e pesquisa.

Todos os respondentes (100%) afirmam que o Laboratório de Informática está aberto durante o horário de funcionamento da Faculdade e os alunos utilizam para as seguintes atividades: 66,1% para pesquisa na internet; 51,8% para digitação de trabalhos; 44,6% consulta a materiais didáticos disponibilizados no ambiente virtual e 39,3% para leitura de artigos e trabalhos na internet.

Quanto ao espaço de Convivência da Faculdade 86,3% afirmam existirem espaços disponíveis para os discentes, docentes e funcionários técnico-administrativos.

As salas de aulas em termos de infraestrutura adequadas com relação ao mobiliário, limpeza e audiovisuais são consideradas boas por 49,3% e ótimo por 45,2% dos respondentes. Os alunos consideram igualmente 46,4% ótimo e bom e os professores 57,1% bom e 42,9% ótimo.

Análise dos Dados e das Informações

A percepção dos atores da instituição é de que a Faculdade em razão do planejamento efetuado e dos compromissos assumidos no PDI encontra-se no rumo certo. Sem dúvida que ainda existe alguns aprimoramentos que podem ser efetuados.

Nesta primeira avaliação realizada, observa-se que um dos pontos a ser aprimorado é a condução do Projeto Integrador que precisa promover mais adequadadamente a articulação entre as disciplinas e o trabalho prático focado em gestão pública.

Sabe-se que outras instituições vêm encontrando dificuldades na implementação do projeto integrador, quer pela profunda inovação que ele produz, quer pela dificuldade natural de articulação entre docentes e as demais disciplinas. Tal dificuldade é acirrada no caso do ensino noturno que conta com alunos com pouco tempo disponíveis para os trabalhos de pesquisa semestral.

Outro ponto indicado pela avaliação é de que os professores não estão utilizando integralmente o potencial do ambiente virtual.

Fato natural em decorrência de apenas um ano de existência da Faculdade Anasps, pouco tempo para integração dos professores com a filosofia de ensino e nas relações institucionais.

Outro ponto a destacar é de que as 03 dimensões não estão satisfeitas com o mecanismo de comunicação externa que pode realizar um melhor trabalho de difusão da imagem positiva da Faculdade na Sociedade.

Também deve se destacar que os alunos percebem ter acesso mais fácil à Direção da Faculdade do que à Coordenação do Curso Superior Gestão Pública, demonstrando um ponto a ser trablho internamente, no entanto mostra um aspecto positivo no sentido de uma gestão aberta e participativa da Faculdade Anasps.

Ações Com Base na Análise

A Administração da Faculdade como um todo, numa prova de que a avaliação não foi aplicada apenas para cumprir um ritual e sim para realmente servir de parâmetro para retroalimentação, pretende desenvolver algumas ações que servirão para aprimorar as relações institucionais e o processo de ensino e aprendizagem.

Dentre essas ações serão realizadas reuniões com o corpo docente e discente tratando da avaliação institucional e solicitando sugestões de melhoria, além de informar decisões que serão adotadas para otimização das ações da Faculdade.

Versões do Relatório

Trata-se do 1º Relatório de Avaliação Institucional da Faculdade Anasps, que inciou o seu funcionamento no primeiro semestre de 2017, apenas com o Curso Superior de Gestão pública, presencial, em Brasília/DF.
Entretanto é possível, verificar de maneira geral, a satisfação dos alunos com a qualidade do curso e do ambiente institucional.
Deve-se informar ainda a satifação de professores e servidores técnico-administrativos com o ambiente de trabalho.

Finalmente cabe dizer que a instituição possui bons indicadores e continuará não poupando esforços para o contínuo aprimoramento da qualidade do ensino e das condições de infraestrura para o efetivo reconhecimento junto ao MEC.

Brasília, 27 de março de 2018.

Prof. Gilberto Tristão

Anexo I
Questionário de Avaliação

Questionário de Avaliação Institucional da
Faculdade Anasps
1ª Fase – 1º Ano de Implantação

1) Você conhece a MISSÃO da Faculdade ANASPS?
( ) SIM ( ) NÃO

2) O quanto você concorda que a Faculdade Anasps está colocando em prática sua missão, na escala a seguir:
( )discordo totalmente
( ) discordo parcialmente
( ) concordo parcialmente
( ) concordo totalmente

3) Na sua percepção, o currículo do CST em Gestão Pública responde ao perfil do profissional que a Faculdade Anasps pretende formar?
( ) SIM ( ) NÃO
4) O projeto Integrador promove a articulação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas em cada semestre, com um trabalho focado em gestão pública. O quanto você concorda com essa alternativa?
( ) discordo totalmente
( ) discordo parcialmente
( ) concordo parcialmente
( ) concordo totalmente

5) O Plano de Desenvolvimento Institucional determina uma atitude responsável da Faculdade Anasps com relação a sociedade e ao meio ambiente. Na sua opinião, a Faculdade procura cumprir com a sua responsabilidade social?
( ) SIM ( ) Não

6) Quanto ao processo de aprendizagem os professores apresentam o Plano de Ensino no início do semestre, informando a importância, conteúdos e forma de avaliação das disciplinas com clareza?
( ) Raramente
( ) Ás vezes
( ) Quase sempre
( ) Sempre

7) O comportamento dos professores estabelece um ambiente de confiança e respeito que resultam em um clima organizacional favorável a aprendizagem. O quanto você concorda com essa afirmativa?
( )discordo totalmente
( ) discordo parcialmente
( ) concordo parcialmente
( ) concordo totalmente

8) Os professores disponibilizam material de apoio no ambiente virtual?
( ) Raramente
( ) Ás vezes
( ) Quase sempre
( ) Sempre

9) O acervo atual da Biblioteca da Faculdade atende às suas necessidades de estudo e pesquisa para acompanhamento do Curso
( ) Raramente
( ) Ás vezes
( ) Quase sempre
( ) Sempre

10) Os mecanismos de comunicação externa da Faculdade ANASPS são importantes para difundir uma imagem positiva da Faculdade na sociedade. O quanto você concorda com essa afirmativa?
( ) discordo totalmente
( ) discordo parcialmente
( ) concordo parcialmente
( ) concordo totalmente
11) As informações e comunicação interna e externa da Faculdade se mostram claras e atualizadas?
( ) Sim ( ) Não

12) Existe espaço de convivência disponível para os discentes, docentes e funcionários técnicos administrativos?
( ) Sim ( )Não

13) O Laboratório de Informática está aberto durante todo o período de funcionamento da Faculdade ANASPS?
( ) Sim ( )Não

14) Você tem utilizado o Laboratório de Informática para quais tipos de atividades (pode marcar mais de uma opção):
( ) consulta a materiais didáticos disponibilizados no ambiente virtual
( ) digitação de trabalhos
( ) leitura de artigos e trabalhos na internet
( ) pesquisa na internet
( ) preparação de slides para apresentação de trabalhos
( ) Ensino a Distância.
( ) não tenho usado o Laboratório

15) Quando necessário, você tem acesso à Direção da Faculdade?
( ) Raramente
( ) Ás vezes
( ) Quase sempre
( ) Sempre

16) Quando necessário, você tem acesso ao Coordenador de Curso?
( ) Raramente
( ) Ás vezes
( ) Quase sempre
( ) Sempre

17) Você tem conhecimento de atividades que estimulem a participação em eventos de extensão, estágios ou de iniciação cientifica?
( )Sim ( )Não

18) A infraestrutura das salas de aulas pode ser considerada um ambiente apropriado para as atividades de ensino, com relação ao mobiliário, limpeza e audiovisuais?
( ) Ruim
( ) Regular
( ) Bom
( ) Ótimo

19) Como você classifica a cordialidade, confiabilidade e presteza do atendimento na Faculdade Anasps?
( ) Ruim
( ) Regular
( ) Bom
( ) Ótimo

20) Na sua percepção, a quantidade de docentes e técnico-administrativos é suficiente para responder aos objetivos e funções da instituição?
( )Sim ( )Não

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