Responsabilidade Social

Logo da Responsabilidade Social da Faculdade Anasps

O Núcleo de Responsabilidade Social é uma unidade de apoio educacional, de caráter permanente e de natureza multidisciplinar e institucional que visa o Compromisso Social de interagir com a comunidade por meio de vários programas e ações. Nascida do esforço de sua Mantenedora ANASPS a Faculdade Anasps oportuniza por meio do Núcleo de Responsabilidade Social um espaço de participação e de democracia desenvolvendo e reinvestindo seus resultados em ações que promovem a melhoria da qualidade de vida na comunidade na qual está inserida. Nesse sentido, considera o desenvolvimento regional como ponto de partida e de chegada para o trabalho universitário, configurando-se em uma Instituição enraizada na prática social. Dessa forma, princípios e valores para o desenvolvimento humano, estão diretamente relacionada ao compromisso permanente que a Faculdade Anasps tem para cumprir sua missão: “Promover a formação de profissionais, em nível superior, dentro de uma visão inovadora, globalizante e integrada”, isto é, a garantia de boa qualidade de ensino para os cidadãos, visando uma condução técnica e acadêmica, seguindo três eixos para um Desenvolvimento Sustentável: O Ambientalmente Correto, o Socialmente Justo e o Economicamente Viável.

Ações Sociais da Faculdade Anasps

O Qualifica Palhoça teve inicio em 2020 e é um projeto que tem a missão de proporcionar qualificação e valorização profissional aos munícipes e servidores públicos do município. Por meio da Faculdade Anasps que é parceira do programa na oferta dos cursos os munícipes, tem a oportunidade de aperfeiçoar as habilidades dos profissionais, reduzindo a distância entre os trabalhadores e as necessidades do mercado.

Campanha que envolveu todo o corpo docente e discente da Faculdade Anasps na arrecadação de agasalhos para as pessoas em estado de vulnerabilidade social. A campanha aconteceu no período de 05 a 25 de agosto de 2021 e envolveu outras instituições parceiras da Faculdade. A iniciativa partiu da Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Anasps e foi executada pelos alunos.



Ação realizada na arrecadação de 50 kilos de alimentos não perecíveis para a ABRAPEC/Associação Brasileira de Assistência às pessoas com Câncer.

A ação mobilizou alunos da Faculdade no ano de 2017, bem como a comunidade local no fomento de doações. Foi uma ação organizada e envolveu a confecção de camisetas com o Slogan do projeto e da Instituição Beneficiada.

Realizado pelos alunos da Faculdade Anasps em uma noite fria no Hospital Sobradinho/Brasília no ano de 2017 com a distribuição de “Caldinho” para acompanhantes de pacientes, funcionários, e demais pessoas que se encontravam no local totalizando 200 pessoas. O projeto teve como objetivo, levar um pouco de solidariedade e calor humano para as pessoas, que se encontravam no Hospital.

Projeto realizado no primeiro semestre de 2021 pelos alunos de Gestão Pública de Goiânia, objetivando a inclusão de políticas públicas voltadas à cidadania e concretização da dignidade da pessoa humana. Foram realizadas ações a fim de informar os cidadãos brasileiros a respeito do benefício da lei previdenciária que prevê um acréscimo de 25% no valor da aposentadoria para aquelas pessoas que possuem a chamada “grande invalidez”, ou seja, que precisam de cuidados de outra pessoa 24 horas por dia, até mesmo para as atividades mais básicas da vida humana, como alimentar-se e tomar banho.

Teve como público alvo todos os segurados aposentados e pensionistas, tendo como metodologia a  criação de um vídeo curto e informativo com as etapas de como requerer este benefício sem muitas dificuldades, sendo este divulgado em redes sociais e grupos de WhatsApp,  contando com a parceria dos funcionários da Previdência, Google, YouTube e colegas de grupo. Projeto de grande impacto, pois atingiu um grande número de pessoas que não possuía a informação repassada.

O projeto nasceu como Café Solidário a partir da necessidade de não desamparar quem precisava de ajuda em meio uma pandemia. A Ação Social realizada dia 10/07/2021 em um restaurante Popular de Curitiba favoreceu 250 pessoas na distribuição de Lanches. A ação foi feita pelos próprios estudantes em parceria com a ONG Café com Amor.

Parceria efetivada em 2021 com a prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, por meio do Núcleo profissionalizante do município na oferta de cursos de qualificação profissional gratuito a toda a comunidade no incentivo aos estudos a distancia. A parceria tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado de trabalho, oferecendo capacitações através de cursos, livres aos candidatos a vagas de emprego

Parceria realizada em 2018 com a Instituição Superior FASF/Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco, tendo como Mantenedora a OSEL/Obras Sociais e Educacionais de Luz. O Objeto da Parceria é o estabelecimento de programas de pesquisa e ensino, intercambio de informações, técnicos e científicos e culturais, desenvolvimento no campo de pesquisa e extensão.

Acordo de cooperação assinado em 2021 com a Escola Bá Biague  em Guiné Bissau – África, oportunizando o intercambio de experiências no campo acadêmico, de pesquisa, da formação de recursos humanos e cooperação técnica. Beneficiando o desenvolvimento institucional, incrementando as capacidades de docência, pesquisa e extensão e tecnológica, contribuindo para o fortalecimento o prestígio e o posicionamento setorial de ambas instituições

Politica de Responsabilidade Faculdade Anasps