CPA - Relatório 2020

RELATÓRIO INTEGRAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Ano de referência: 2020
Ano de publicação: 2021
Sumário
- 1. INTRODUÇÃO..............................................................................................................................................................................2
- 1.1 TIPO DO RELATÓRIO................................................................................................................................................................2
- 1.2 DADOS DA IES..........................................................................................................................................................................3
- 1.3 COMPOSIÇÃO DA CPA............................................................................................................................................................4
- 2. METODOLOGIA..........................................................................................................................................................................4
- 3. DESENVOLVIMENTO - apresentação dos dados da pesquisa...............................................................................................5
- 4. ANÁLISE DOS DADOS DO TRIÊNIO.........................................................................................................................................16
- 5. PLANO DE AÇÃO......................................................................................................................................................................17
- 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................................................................................20
Introdução
A Faculdade ANASPS (código 16628) foi credenciada por meio da Portaria 775, de 22 de julho de 2016, publicada no Diário Oficial da União em 25 de julho de 2016, tendo o início da sua primeira turma em março de 2017.
A Constituição da primeira Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi aprovada pelo
Conselho Superior da Faculdade, conforme consignado em ata, no dia 03 de outubro de 2017. Após o primeiro ano de mandato, a Comissão foi reformulada, tendo este mandato válido até o término deste triênio.
A FAnasps busca a consolidação de uma cultura avaliativa envolvendo representantes das diferentes dimensões que compõem a comunidade acadêmica da IES, bem como todos os seus cursos.Para tanto, em 2021 a Comissão promoverá eleição entre pares para escolha dos representantes da comunidade educativa, garantindo a escolha democrática de seus participantes.
A autoavaliação institucional está pautada no conceito de avaliação que compreende o
conjunto, estabelecendo significações e direções; olhando para totalidades concretas que constituem a instituição como um todo. Com base nesse pressuposto que a CPA conduz seus trabalhos, de conhecer melhor a IES e subsidiando a gestão, com indicadores, em seu Planejamento Estratégico bem como na melhoria dos seus processos.
1.1 TIPO DO RELATÓRIO
Em adequação à NOTA TÉCNICA INEP/DAES/CONAES Nº 065, os relatórios de autoavaliação devem ser parciais nos 2 primeiros anos. No terceiro ano, será inserido em sua versão integral.

1.2 DADOS DA IES

1.3 COMPOSIÇÃO DA CPA

2. METODOLOGIA
O processo de autoavaliação institucional está alinhado com as perspectivas institucionais e adequadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional e os Regulamentos e Plano de Melhorias da CPA.
A Comissão elaborou os instrumentos de avaliação com base nos cinco eixos que abrangem as 10 dimensões do Sinaes, em adequação à NOTA TÉCNICA INEP/DAES/CONAES Nº 065.
Todas as informações coletadas pertinentes à avaliação estão organizadas em eixos, categorias de análise e indicadores.
Os questionários aplicados buscaram verificar a percepção e o grau de satisfação pelos diferentes públicos, baseando-se na classificação discriminada no quadro 1.
O ano de 2017 marca o início das atividades acadêmicas da IES e da Comissão Própria de Avaliação. Neste primeiro ano, optou-se pela elaboração e aplicação de um único questionário para todos os públicos, com o objetivo de identificar a percepção destes sobre questões essenciais ao primeiro ano de funcionamento da instituição. Houve uma etapa de sensibilização dos alunos e professores sobre a importância do processo avaliativo para a melhoria da qualidade da instituição e do processo de ensino e aprendizagem. A aplicação foi realizada em sala de aula, com a utilização do questionário impresso e sem identificação do respondente, sendo separado o resultado dos alunos e dos professores. Considerou-se este relatório integral e por este motivo, iniciou-se um novo ciclo em 2018.
Em 2018 foram elaborados e aplicados três questionários com algumas questões diferentes considerando as particularidades de cada público – alunos, professores e corpo técnico. A aplicação foi realizada por meio de link do google docs, ferramenta esta que permitiu a coleta de dados mais ágil e ampla, aumentando consideravelmente o número de respondentes.
Em 2019 manteve-se a aplicação de questionário por público respondente, e por meio da ferramenta do google docs. Manteve-se também, as estratégias de sensibilização da comunidade acadêmica, buscando ampliar a participação dos públicos.
Em 2020, último ano deste ciclo avaliativo, em consequência da pandemia, não houve alunos em curso – em 2019 finalizaram as turmas em andamento e não houve ingressantes em 2020. Por este motivo, esta comissão optou pela não aplicação do questionário aos professores e corpo técnico. Como a pesquisa dos anteriores contemplou todos os eixos estipulados na nota técnica, a Comissão optou por trabalhar na melhoria da análise e deste relatório trienal, bem como debruçou-se sobre a revisão do método e dos questionários, a fim de melhorar o funcionamento da própria comissão.
3. DESENVOLVIMENTO - apresentação dos dados da pesquisa
Neste relatório trianual optou-se por apresentar a média dos dados referentes aos anos de 2018 e 2019 por eixo e dimensão. Nestes anos, a pesquisa foi aplicada para três públicos – alunos, professores e corpo técnico e o número de respondentes manteve a média.
Os questionários foram separados em duas partes – uma delas, composta de perguntas, de caráter autoavaliativo, e a segunda parte, composta por perguntas, correspondente às questões relativas às análises das dimensões. Destaca-se que as particularidades dos públicos estão avaliadas na primeira parte do questionário. Neste relatório apresenta-se as médias dos públicos por pergunta,dimensão e eixo, por ano e no triênio.
Os públicos deveriam atribuir nota de 01 a 10, considerando 01 a pior nota e 10 a melhor nota. O quadro 01 descreve melhor a forma de análise.
Quadro 01 - Critérios de análise

Quadro 02 - Dados da pesquisa do Triênio
PERGUNTAS | média ano 2018 | média ano 2019 | Dimensão | Eixo | média da dimensão | média do eixo | |
1.1 | Conhecimento da Missão e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) | 94,20% | 97,00% | dimensão 1 | eixo 2 | 91,75% | 89,88% |
1.2 | Conhecimento do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) | 88,60% | 94,00% | ||||
1.3 | Conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) | 85,70% | 91,00% | ||||
2.1 | À inclusão social | 88,60% | 91,00% | dimensão 3 | 88,00% | ||
2.2 | Ao desenvolvimento econômico e social | 85,70% | 91,00% | ||||
2.3 | À defesa do meio ambiente | 85,80% | 91,00% | ||||
2.4 | À memória cultural, à produção artística e ao patrimônio cultural | 82,90% | 88,00% | ||||
3.1 | Utilização de Tecnologia de Informação e Comunicação | 88,50% | 91,00% | dimensão 4 | eixo 3 | 88,76% | 88,76% |
3.2 | Divulgação das atividades internas | 85,60% | 91,00% | ||||
3.3 | Conhecimento de documentos legais e/ou normas regimentais reguladoras | 88,50% | 91,00% | ||||
3.4 | Visibilidade dos serviços de ouvidoria (canal para sugestões, críticas e elogios) | 77,10% | 91,00% | ||||
3.5 | Divulgação da Instituição nos meios de comunicação externos (TV, Rádios, Outdoor, mídias sociais ie etc) | 57,10% | 77,00% | ||||
3.6 | Agilidade dos meios e canais de comunicação | 62,80% | 82,00% | ||||
4.1 | Capacidade de manter um clima de respeito mútuo e ético | 94,30% | 100,00% | ||||
4.2 | Disponibilização e atualização constante de informações úteis e fidedignas | 91,40% | 97,00% | ||||
4.3 | Clareza nas informações | 91,50% | 94,00% | ||||
4.4 | Qualidade no atendimento | 94,40% | 94,00% | ||||
4.5 | Rapidez no atendimento | 94,30% | 97,00% | ||||
4.6 | Horário de Funcionamento | 80,10% | 91,00% | ||||
5.1 | Número de Instalações sanitárias | 82,90% | 91,00% | ||||
5.2 | Limpeza, organização e conservação das instalações sanitárias (reposição de papel higiênico, toalhas de papel e sabonete) | 97,20% | 97,00% | ||||
5.3 | Auditórios (capacidade, iluminação, climatização, projetores, áudio, cadeiras, etc.) | 80,10% | 91,00% | ||||
6.1 | Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão | 85,60% | 91,00% | ||||
6.2 | Capacidade de manter um clima de respeito mútuo e ético | 91,40% | 100,00%/td> | ||||
6.3 | Promoção de integração entre os acadêmicos | 88,60% | 97,00% | ||||
6.4 | Promoção de ações de complementaridade do ensino | 83,10% | 97,00% | ||||
6.5 | Representação ativa dos interesses dos acadêmicos | 85,70% | 91,00% | ||||
6.6 | Comunicação com os acadêmicos | 85,70% | 91,00% | ||||
7.1 | Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão | 85,70% | 91,00% | dimensão 6 | eixo 4 | 83,72% | 83,72% |
7.2 | Integração entre as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão | 82,90% | 78,00% | ||||
7.3 | Revisão e atualização dos documentos legais e normas regimentais reguladoras | 85,70% | 94,00% | ||||
7.4 | Organização e preservação de dados históricos, estatísticos e operacionais. | 77,20% | 84,00% | ||||
7.5 | Agilidade dos Órgãos Colegiados Superiores | 74,30% | 83,00% | ||||
7.6 | Número e representatividade dos diversos segmentos da Faculdade nos Órgãos Colegiados Superiores | 85,70% | 94,00% | ||||
7.7 | Sistema de monitoramento, vigilância e segurança oferecido à comunidade acadêmica | 85,70% | 94,00% | ||||
8.1 | Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão | 88,60% | 88,00% | ||||
8.2 | Capacidade para manter um clima de respeito mútuo e ético | 88,60% | 97,00% | ||||
8.3 | Promoção de ações de integração entre docentes, técnicos e discentes | 91,30% | 97,00% | ||||
8.4 | Gestão das atividades acadêmicas e funcionamento do curso | 88,60% | 94,00% | ||||
8.5 | Cumprimento da legislação e normas institucionais | 88,60% | 91,00% | ||||
8.6 | Transparência das ações de coordenação, planejamento e execução do plano de gestão da coordenação do curso | 85,70% | 78,00% | ||||
8.7 | Horário de Funcionamento | 88,60% | 94,00% | ||||
8.8 | Relacionamento com os alunos | 94,20% | 94,00% | ||||
9.1 | Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão | 88,60% | 88,00% | ||||
9.2 | Capacidade para manter um clima de respeito mútuo e ético | 91,60% | 94,00% | ||||
9.3 | Incentivo à avaliação e consolidação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) | 85,80% | 94,00% | ||||
9.4 | Promoção de integração de ações de ensino- aprendizagem | 88,80% | 91,00% | ||||
9.5 | Incentivo à atualização didático-pedagógica do corpo docente | 91,40% | 94,00% | ||||
9.6 | Utilização dos resultados de avaliações para a melhoria dos Cursos | 88,50% | 91,00% | ||||
9.7 | Cumprimento da legislação e normas institucionais | 91,40% | 91,00% | ||||
10.1 | Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão | 77,10% | 88,00% | ||||
10.2 | Capacidade para manter um clima de respeito mútuo e ético | 83,00% | 94,00% | ||||
10.3 | Incentivo à participação discente em ações de extensão | 79,90% | 88,00% | ||||
10.4 | Divulgação das ações de extensão realizadas ou em andamento | 77,10% | 86,00% | ||||
10.5 | Utilização dos resultados de avaliações para a melhoria das ações extensionistas | 74,10% | 86,00% | ||||
10.6 | Cumprimento da legislação e normas institucionais | 74,10% | 86,00% | ||||
11.1 | Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão | 80,00% | 94,00% | ||||
11.2 | Políticas de clima organizacional | 74,30% | 94,00 | ||||
11.3 | Capacidade para gerir pessoas, processos e tecnologias | 74,20% | 94,00% | ||||
11.4 | Gestão das atividades administrativas e financeiras | 74,30% | 94,00% | ||||
11.5 | Gestão dos processos de aquisição, armazenamento e distribuição de materiais permanentes e de consumo | 74,30% | 94,00% | ||||
11.6 | Supervisão de novas edificações, reformas e manutenção do patrimônio imóvel | 71,40% | 94,00% | ||||
11.7 | Utilização dos resultados de avaliações para a melhoria das ações administrativas | 71,40% | 94,00% | ||||
11.8 | Cumprimento da legislação e normas institucionais | 71,40% | 94,00% | ||||
11.9 | Qualidade no Atendimento | 74,20% | 94,00% | ||||
11.10 | Rapidez no Atendimento | 71,40% | 97,00% | ||||
11.11 | Clareza nas Informações | 71,50% | 93,00% | ||||
11.12 | Horário de Funcionamento | 71,40% | 88,00% | ||||
12.1 | Facilidade de utilização do sistema de reserva | 88,60% | 91,00% | ||||
12.2 | Pontualidade quanto a instalação | 91,40% | 91,00% | ||||
12.3 | Qualidade dos equipamentos | 91,50% | 91,00% | ||||
12.4 | Atendimento às solicitações | 91,40% | 91,00% | ||||
13.1 | Importância desse processo de auto avaliação institucional | 100,00% | 100,00% | ||||
13.2 | Melhorias na instituição decorrentes das avaliações anteriores | 97,10% | 97,00%/td> | ||||
13.3 | Divulgação dos resultados da Autoavaliação Institucional | 94,20% | 94,00% | ||||
14.1 | Dimensão | 94,20%/td> | 94,00% | dimensão 7 | eixo 5 | 84,34% | 84,34% |
14.2 | Climatização | 94,20% | 97,00% | ||||
14.3 | Iluminação | 97,10% | 94,00% | ||||
14.4 | Quantidade e condição das instalações elétricas | 94,20% | 97,00% | ||||
14.5 | Qualidade do mobiliário (cadeiras, mesas e armários) | 97,10% | 97,00% | ||||
14.6 | Recursos audiovisuais disponíveis (quadros, projetores, computadores, áudio, Internet, entre outros) | 97,10% | 97,00% | ||||
14.7 | Isolamento acústico | 97,10% | 94,00% | ||||
14.8 | Limpeza, organização e conservação do ambiente | 100,00% | 100,00% | ||||
14.9 | Wi-Fi | 82,70% | 88,00% | ||||
15.1 | Climatização | 88,40% | 88,00% | ||||
15.2 | Iluminação | 91,30% | 91,00% | ||||
15.3 | Qualidade do mobiliário (cadeiras e mesas) | 91,30% | 94,00% | ||||
15.4 | Quantidade de equipamentos de informática | 88,50% | 97,00% | ||||
15.5 | Qualidade de conexão de Internet | 91,30% | 97,00% | ||||
15.6 | Qualidade dos equipamentos de auxílio à exposição dos conteúdos (projetores, áudio, quadros e TV) | 88,50% | 94,00% | ||||
15.7 | Atendimento (laboratorista) | 85,80% | 91,00% | ||||
15.8 | Isolamento acústico | 91,40% | 91,00% | ||||
15.9 | Limpeza, organização e conservação do ambiente | 100,00% | 100,00% | ||||
16.1 | Relevância do conteúdo disponibilizado | 88,40% | 94,00% | ||||
16.2 | Clareza das Informações | 88,50% | 94,00% | ||||
16.3 | Atualização das Informações | 88,40% | 91,00% | ||||
16.4 | Climatização | 88,50% | 91,00% | ||||
17.1 | Iluminação | 97,10% | 97,00% | ||||
17.2 | Qualidade do mobiliário (cadeiras e mesas) | 97,10% | 97,00% | ||||
17.3 | Quantidade de equipamentos de informática | 97,10% | 100,00% | ||||
17.4 | Área disponível para estudo | 97,10% | 97,00% | ||||
17.5 | Atualização do acervo de livros | 91,30% | 96,00% | ||||
17.6 | Atualização do acervo de periódicos | 91,30% | 91,00% | ||||
17.7 | Quantidade e variedade do acervo | 91,30% | 94,00% | ||||
17.8 | Exposição e localização do acervo | 88,50% | 94,00% | ||||
17.9 | Qualidade no atendimento do bibliotecário | 91,30% | 94,00% | ||||
17.10 | Qualidade no atendimento dos demais colaboradores | 97,10% | 100,00% | ||||
17.11 | Acesso ao Sistema Pergamum | 80,00% | 86,00% | ||||
17.12 | Acesso à bases de dados técnico-científicas regionais, nacionais e internacionais | 94,20% | 86,00% | ||||
17.13 | Limpeza, organização e conservação do acervo e do ambiente | 100,00% | 97,00% | ||||
17.14 | Isolamento acústico | 97,10% | 100,00% | ||||
18.1 | Arquitetura inclusiva (rampas, elevadores, sanitários adaptados, vagas nos estacionamentos, mobiliário, equipamentos, etc.) | 91,30% | 94,00% | ||||
19.1 | Participação na elaboração do planejamento institucional | 86,70% | 88,00% | dimensão 8 | eixo 1 | 89,13% | 89,13% |
19.2 | Participação no processo de avaliação institucional | 88,50% | 91,00% | ||||
19.3 | Divulgação interna de relatórios de gestão | 88,40% | 91,00% | ||||
19.4 | Divulgação interna do processo e dos resultados da avaliação | 88,40% | 91,00% | ||||
20.1 | Políticas de acesso à Faculdade ANASPS (vestibular, transferência, retorno e reingresso) | 88,60% | 85,00% | dimensão 9 | eixo 3 | 86,01% | 86,01% |
20.2 | Apoio à permanência na Faculdade Anasps | 80,00% | 88,00% | ||||
20.3 | Oferta de intercâmbios | 79,90% | 83,00% | ||||
20.4 | Estímulo à participação em gestão acadêmica, de ação comunitária e de representação | 80,10% | 88,00% | ||||
20.5 | Serviços e programas de apoio ao discente | 88,50% | 85,00% | ||||
20.6 | Mecanismos de avaliação da satisfação com o curso | 88,50% | 91,00% | 21.1 | Manutenção de contato com o egresso | 88,50% | 91,00% |
21.2 | Oferta de atividades promotoras de educação continuada | 88,50% | 88,00% | ||||
21.3 | Acompanhamento da inserção dos egressos no mercado de trabalho | 85,70% | 85,00% | ||||
21.4 | Processo seletivo para pós-graduação | 82,90% | 85,00% |
4. ANÁLISE DOS DADOS DO TRIÊNIO
Neste tópico do relatório, apresentam-se as análises verificadas por eixo/dimensão, buscando identificar os principais pontos evidenciados como Força, Alerta e Fraqueza.
Cabe destacar que não houve uma grande variação na avaliação realizada no ano 1 (2018) e no ano 2 (2019) deste triênio. Também destaca-se que não foi verificado nenhum Alerta nem
Fraqueza apontadas pelos públicos pesquisados, porém, esta comissão verificou fragilidades no próprio processo de autoavaliação, a partir da experiência deste primeiro ciclo e apresenta, no tópico
plano de ação, proposições de melhoria.
As fragilidades verificadas pela própria comissão são: o questionário (muitas perguntas, perguntas não adequadas ao público; perguntas mal formuladas, dificultando o entendimento e
comprometendo os resultados), ampliação da aplicação do questionário aos públicos egressos e comunidade externa, incluindo também, a representação destes na comissão; consolidação do
processo democrático de escolha das representações; o processo de análise e elaboração do relatório, assim como todos os demais processos dessa comissão.
Destaca-se também, que embora nenhuma dimensão ou eixo tenha sido destacado como Alerta ou Fraqueza, algumas perguntas ficaram com pontuação de alerta ou muito próximas a ela, no
ano 1, tais como questões relativas à comunicação, gestão administrativa e atuação do núcleo de extensão. Essas perguntas tiveram sua pontuação melhorada, algumas destacadas como Força no ano 2.
Cabe destaque às perguntas relativas à limpeza dos espaços da IES, que mantiveram o conceito máximo no ano 1 e 2.
De todas as questões apresentadas, a grande maioria manteve o índice do ano 1 ou teve melhora do índice exceto as questões: 7.2 (Integração entre as políticas institucionais de ensino,
pesquisa e extensão), 8.6 (Transparência das ações de coordenação, planejamento e execução do plano de gestão da coordenação do curso) e 17.12 (Acesso à bases de dados técnico-científicas
regionais, nacionais e internacionais).
5. PLANO DE AÇÃO
A apresentação das fragilidades identificadas durante a análise deste ciclo avaliativo em formato de plano de ação traz consigo a intenção de auxiliar esta comissão e a gestão da IES na implementação de melhorias sugeridas A ferramenta 5W2H vem sendo amplamente utilizada na gestão como estratégia de ação.
Planejar as etapas de implementação de uma nova atividade auxilia a gestão na execução, uma vez que desmembra uma atividade em tarefas e seus executores. Facilita ainda seu acompanhamento, já que também estabelece prazos.
FERRAMENTA 5W2H

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este relatório integral, conforme estabelecido na Nota Técnica 65/2014, contempla as análises realizadas pela Comissão Própria de Avaliação dos anos de 2018 a 2020.
A CPA está em busca da consolidação do processo avaliativo da IES, sensibilizando os públicos para a efetiva participação, a fim de garantir a maturidade desta comissão e do próprio
processo avaliativo.
A Comissão e a gestão da IES permanecem empenhadas no contínuo aprofundamento da
qualidade do ensino e demais dimensões.