CPA - Relatório 2020

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RELATÓRIO INTEGRAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Ano de referência: 2020
Ano de publicação: 2021

Sumário

  • 1. INTRODUÇÃO
    2
  • 1.1 TIPO DO RELATÓRIO
    2
  • 1.2 DADOS DA IES
    3
  • 1.3 COMPOSIÇÃO DA CPA
    4
  • 2. METODOLOGIA
    4
  • 3. DESENVOLVIMENTO - apresentação dos dados da pesquisa
    5
  • 4. ANÁLISE DOS DADOS DO TRIÊNIO
    16
  • 5. PLANO DE AÇÃO
    17
  • 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
    20

Introdução

A Faculdade ANASPS (código 16628) foi credenciada por meio da Portaria 775, de 22 de julho de 2016, publicada no Diário Oficial da União em 25 de julho de 2016, tendo o início da sua primeira turma em março de 2017.

A Constituição da primeira Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi aprovada pelo
Conselho Superior da Faculdade, conforme consignado em ata, no dia 03 de outubro de 2017. Após o primeiro ano de mandato, a Comissão foi reformulada, tendo este mandato válido até o término deste triênio.

A FAnasps busca a consolidação de uma cultura avaliativa envolvendo representantes das diferentes dimensões que compõem a comunidade acadêmica da IES, bem como todos os seus cursos.Para tanto, em 2021 a Comissão promoverá eleição entre pares para escolha dos representantes da comunidade educativa, garantindo a escolha democrática de seus participantes.

A autoavaliação institucional está pautada no conceito de avaliação que compreende o
conjunto, estabelecendo significações e direções; olhando para totalidades concretas que constituem a instituição como um todo. Com base nesse pressuposto que a CPA conduz seus trabalhos, de conhecer melhor a IES e subsidiando a gestão, com indicadores, em seu Planejamento Estratégico bem como na melhoria dos seus processos.

1.1 TIPO DO RELATÓRIO

Em adequação à NOTA TÉCNICA INEP/DAES/CONAES Nº 065, os relatórios de autoavaliação devem ser parciais nos 2 primeiros anos. No terceiro ano, será inserido em sua versão integral.

Ano de Referência
Ano de Publicação
Tipo de Relatório
2018
2019
Parcial
2019
2020
Parcial
2020
2021
Integral

1.2 DADOS DA IES

Mantenedora
Associação Nacional dos Servidores Públicos da Previdência e da Seguridade Social.
Mantida
Faculdade Anasps
Sigla
FANASPS
CNPJ
37.160.330/0001-54
Data de Criação
25/07/2016
Endereço
SCS Quadra 1, Bloco K, Lote 30, Edifício Denasa, 10º andar, salas 1.001 a 1.004, Asa Sul, Brasília - DF
Número de turmas
02
Número de Alunos
55
Quadro docente
Keila Cristina dos Santos, Marcio Lima Medeiros, Jorge Fernando Valente de Pinho, Maria Helena Indig Lindgren Barros, Moisés Oliveira Moreira, Timóteo Carneiro Ferreira, Verônica Maria Monteiro Rocha, Artur Cézar de Abreu Benvenuto, Georgia Daphne S. Gomes, Gilberto Tristão, Hélcio Luíz Miziara Filho.
Corpo técnico
Celene Alves dos Santos França, Carlos Eduardo Neves Simões, Luiz Henrique Camargo, Felipe Nunes da Silva.

1.3 COMPOSIÇÃO DA CPA

Nome
Representação
Mandato
Celene Alves dos Santos França
Presidente da Comissão
2018-2020
Gilberto Tristão
Representante do corpo docente
2018-2020
Carlos Eduardo Neves Simões
Representante do corpo técnico
2018-2020
Fernando Linares Tamayo
Representante do corpo discente
2018-2020
Enaildo Viana
Representante da comunidade
2018-2020

2. METODOLOGIA

O processo de autoavaliação institucional está alinhado com as perspectivas institucionais e adequadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional e os Regulamentos e Plano de Melhorias da CPA.

A Comissão elaborou os instrumentos de avaliação com base nos cinco eixos que abrangem as 10 dimensões do Sinaes, em adequação à NOTA TÉCNICA INEP/DAES/CONAES Nº 065.

Todas as informações coletadas pertinentes à avaliação estão organizadas em eixos, categorias de análise e indicadores.

Os questionários aplicados buscaram verificar a percepção e o grau de satisfação pelos diferentes públicos, baseando-se na classificação discriminada no quadro 1.

O ano de 2017 marca o início das atividades acadêmicas da IES e da Comissão Própria de Avaliação. Neste primeiro ano, optou-se pela elaboração e aplicação de um único questionário para todos os públicos, com o objetivo de identificar a percepção destes sobre questões essenciais ao primeiro ano de funcionamento da instituição. Houve uma etapa de sensibilização dos alunos e professores sobre a importância do processo avaliativo para a melhoria da qualidade da instituição e do processo de ensino e aprendizagem. A aplicação foi realizada em sala de aula, com a utilização do questionário impresso e sem identificação do respondente, sendo separado o resultado dos alunos e dos professores. Considerou-se este relatório integral e por este motivo, iniciou-se um novo ciclo em 2018.

Em 2018 foram elaborados e aplicados três questionários com algumas questões diferentes considerando as particularidades de cada público – alunos, professores e corpo técnico. A aplicação foi realizada por meio de link do google docs, ferramenta esta que permitiu a coleta de dados mais ágil e ampla, aumentando consideravelmente o número de respondentes.

Em 2019 manteve-se a aplicação de questionário por público respondente, e por meio da ferramenta do google docs. Manteve-se também, as estratégias de sensibilização da comunidade acadêmica, buscando ampliar a participação dos públicos.

Em 2020, último ano deste ciclo avaliativo, em consequência da pandemia, não houve alunos em curso – em 2019 finalizaram as turmas em andamento e não houve ingressantes em 2020. Por este motivo, esta comissão optou pela não aplicação do questionário aos professores e corpo técnico. Como a pesquisa dos anteriores contemplou todos os eixos estipulados na nota técnica, a Comissão optou por trabalhar na melhoria da análise e deste relatório trienal, bem como debruçou-se sobre a revisão do método e dos questionários, a fim de melhorar o funcionamento da própria comissão.

3. DESENVOLVIMENTO - apresentação dos dados da pesquisa

Neste relatório trianual optou-se por apresentar a média dos dados referentes aos anos de 2018 e 2019 por eixo e dimensão. Nestes anos, a pesquisa foi aplicada para três públicos – alunos, professores e corpo técnico e o número de respondentes manteve a média.

Os questionários foram separados em duas partes – uma delas, composta de perguntas, de caráter autoavaliativo, e a segunda parte, composta por perguntas, correspondente às questões relativas às análises das dimensões. Destaca-se que as particularidades dos públicos estão avaliadas na primeira parte do questionário. Neste relatório apresenta-se as médias dos públicos por pergunta,dimensão e eixo, por ano e no triênio.

Os públicos deveriam atribuir nota de 01 a 10, considerando 01 a pior nota e 10 a melhor nota. O quadro 01 descreve melhor a forma de análise.

Quadro 01 - Critérios de análise

PONTUAÇÕES DAS RESPOSTAS CONCEITO ANÁLISE DO CONCEITO MEDIDAS A SEREM TOMADAS
Quando a questão obtém 70% ou mais de respostas neste conceito 9 ou 10 Ótimo/Excelente Indica satisfação
7 ou 8 Bom/Bem
Quando a questão obtém 70% ou mais de respostas neste conceito 5 ou 6 Suficiente Indica atenção
Quando a questão obtém 70% ou mais de respostas neste conceito 3 ou 4 Insuficiente Indica insatisfação
1 ou 2 Ruim
Considerar-se-ão como FORÇA, os indicadores avaliados com maior percentual entre 7 e 10, e como FRAQUEZA, os indicadores avaliados com maior percentual entre 1 e 4. Os indicadores avaliados com maior percentual entre 5 e 6 serão considerados como ALERTA.

Quadro 02 - Dados da pesquisa do Triênio

PERGUNTAS média ano 2018 média ano 2019 Dimensão Eixo média da dimensão média do eixo
1.1 Conhecimento da Missão e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 94,20% 97,00% dimensão 1 eixo 2 91,75% 89,88%
1.2 Conhecimento do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) 88,60% 94,00%
1.3 Conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) 85,70% 91,00%
2.1 À inclusão social 88,60% 91,00% dimensão 3 88,00%
2.2 Ao desenvolvimento econômico e social 85,70% 91,00%
2.3 À defesa do meio ambiente 85,80% 91,00%
2.4 À memória cultural, à produção artística e ao patrimônio cultural 82,90% 88,00%
3.1 Utilização de Tecnologia de Informação e Comunicação 88,50% 91,00% dimensão 4 eixo 3 88,76% 88,76%
3.2 Divulgação das atividades internas 85,60% 91,00%
3.3 Conhecimento de documentos legais e/ou normas regimentais reguladoras 88,50% 91,00%
3.4 Visibilidade dos serviços de ouvidoria (canal para sugestões, críticas e elogios) 77,10% 91,00%
3.5 Divulgação da Instituição nos meios de comunicação externos (TV, Rádios, Outdoor, mídias sociais ie etc) 57,10% 77,00%
3.6 Agilidade dos meios e canais de comunicação 62,80% 82,00%
4.1 Capacidade de manter um clima de respeito mútuo e ético 94,30% 100,00%
4.2 Disponibilização e atualização constante de informações úteis e fidedignas 91,40% 97,00%
4.3 Clareza nas informações 91,50% 94,00%
4.4 Qualidade no atendimento 94,40% 94,00%
4.5 Rapidez no atendimento 94,30% 97,00%
4.6 Horário de Funcionamento 80,10% 91,00%
5.1 Número de Instalações sanitárias 82,90% 91,00%
5.2 Limpeza, organização e conservação das instalações sanitárias (reposição de papel higiênico, toalhas de papel e sabonete) 97,20% 97,00%
5.3 Auditórios (capacidade, iluminação, climatização, projetores, áudio, cadeiras, etc.) 80,10% 91,00%
6.1 Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão 85,60% 91,00%
6.2 Capacidade de manter um clima de respeito mútuo e ético 91,40% 100,00%/td>
6.3 Promoção de integração entre os acadêmicos 88,60% 97,00%
6.4 Promoção de ações de complementaridade do ensino 83,10% 97,00%
6.5 Representação ativa dos interesses dos acadêmicos 85,70% 91,00%
6.6 Comunicação com os acadêmicos 85,70% 91,00%
7.1 Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão 85,70% 91,00% dimensão 6 eixo 4 83,72% 83,72%
7.2 Integração entre as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão 82,90% 78,00%
7.3 Revisão e atualização dos documentos legais e normas regimentais reguladoras 85,70% 94,00%
7.4 Organização e preservação de dados históricos, estatísticos e operacionais. 77,20% 84,00%
7.5 Agilidade dos Órgãos Colegiados Superiores 74,30% 83,00%
7.6 Número e representatividade dos diversos segmentos da Faculdade nos Órgãos Colegiados Superiores 85,70% 94,00%
7.7 Sistema de monitoramento, vigilância e segurança oferecido à comunidade acadêmica 85,70% 94,00%
8.1 Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão 88,60% 88,00%
8.2 Capacidade para manter um clima de respeito mútuo e ético 88,60% 97,00%
8.3 Promoção de ações de integração entre docentes, técnicos e discentes 91,30% 97,00%
8.4 Gestão das atividades acadêmicas e funcionamento do curso 88,60% 94,00%
8.5 Cumprimento da legislação e normas institucionais 88,60% 91,00%
8.6 Transparência das ações de coordenação, planejamento e execução do plano de gestão da coordenação do curso 85,70% 78,00%
8.7 Horário de Funcionamento 88,60% 94,00%
8.8 Relacionamento com os alunos 94,20% 94,00%
9.1 Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão 88,60% 88,00%
9.2 Capacidade para manter um clima de respeito mútuo e ético 91,60% 94,00%
9.3 Incentivo à avaliação e consolidação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) 85,80% 94,00%
9.4 Promoção de integração de ações de ensino- aprendizagem 88,80% 91,00%
9.5 Incentivo à atualização didático-pedagógica do corpo docente 91,40% 94,00%
9.6 Utilização dos resultados de avaliações para a melhoria dos Cursos 88,50% 91,00%
9.7 Cumprimento da legislação e normas institucionais 91,40% 91,00%
10.1 Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão 77,10% 88,00%
10.2 Capacidade para manter um clima de respeito mútuo e ético 83,00% 94,00%
10.3 Incentivo à participação discente em ações de extensão 79,90% 88,00%
10.4 Divulgação das ações de extensão realizadas ou em andamento 77,10% 86,00%
10.5 Utilização dos resultados de avaliações para a melhoria das ações extensionistas 74,10% 86,00%
10.6 Cumprimento da legislação e normas institucionais 74,10% 86,00%
11.1 Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão 80,00% 94,00%
11.2 Políticas de clima organizacional 74,30% 94,00
11.3 Capacidade para gerir pessoas, processos e tecnologias 74,20% 94,00%
11.4 Gestão das atividades administrativas e financeiras 74,30% 94,00%
11.5 Gestão dos processos de aquisição, armazenamento e distribuição de materiais permanentes e de consumo 74,30% 94,00%
11.6 Supervisão de novas edificações, reformas e manutenção do patrimônio imóvel 71,40% 94,00%
11.7 Utilização dos resultados de avaliações para a melhoria das ações administrativas 71,40% 94,00%
11.8 Cumprimento da legislação e normas institucionais 71,40% 94,00%
11.9 Qualidade no Atendimento 74,20% 94,00%
11.10 Rapidez no Atendimento 71,40% 97,00%
11.11 Clareza nas Informações 71,50% 93,00%
11.12 Horário de Funcionamento 71,40% 88,00%
12.1 Facilidade de utilização do sistema de reserva 88,60% 91,00%
12.2 Pontualidade quanto a instalação 91,40% 91,00%
12.3 Qualidade dos equipamentos 91,50% 91,00%
12.4 Atendimento às solicitações 91,40% 91,00%
13.1 Importância desse processo de auto avaliação institucional 100,00% 100,00%
13.2 Melhorias na instituição decorrentes das avaliações anteriores 97,10% 97,00%/td>
13.3 Divulgação dos resultados da Autoavaliação Institucional 94,20% 94,00%
14.1 Dimensão 94,20%/td> 94,00% dimensão 7 eixo 5 84,34% 84,34%
14.2 Climatização 94,20% 97,00%
14.3 Iluminação 97,10% 94,00%
14.4 Quantidade e condição das instalações elétricas 94,20% 97,00%
14.5 Qualidade do mobiliário (cadeiras, mesas e armários) 97,10% 97,00%
14.6 Recursos audiovisuais disponíveis (quadros, projetores, computadores, áudio, Internet, entre outros) 97,10% 97,00%
14.7 Isolamento acústico 97,10% 94,00%
14.8 Limpeza, organização e conservação do ambiente 100,00% 100,00%
14.9 Wi-Fi 82,70% 88,00%
15.1 Climatização 88,40% 88,00%
15.2 Iluminação 91,30% 91,00%
15.3 Qualidade do mobiliário (cadeiras e mesas) 91,30% 94,00%
15.4 Quantidade de equipamentos de informática 88,50% 97,00%
15.5 Qualidade de conexão de Internet 91,30% 97,00%
15.6 Qualidade dos equipamentos de auxílio à exposição dos conteúdos (projetores, áudio, quadros e TV) 88,50% 94,00%
15.7 Atendimento (laboratorista) 85,80% 91,00%
15.8 Isolamento acústico 91,40% 91,00%
15.9 Limpeza, organização e conservação do ambiente 100,00% 100,00%
16.1 Relevância do conteúdo disponibilizado 88,40% 94,00%
16.2 Clareza das Informações 88,50% 94,00%
16.3 Atualização das Informações 88,40% 91,00%
16.4 Climatização 88,50% 91,00%
17.1 Iluminação 97,10% 97,00%
17.2 Qualidade do mobiliário (cadeiras e mesas) 97,10% 97,00%
17.3 Quantidade de equipamentos de informática 97,10% 100,00%
17.4 Área disponível para estudo 97,10% 97,00%
17.5 Atualização do acervo de livros 91,30% 96,00%
17.6 Atualização do acervo de periódicos 91,30% 91,00%
17.7 Quantidade e variedade do acervo 91,30% 94,00%
17.8 Exposição e localização do acervo 88,50% 94,00%
17.9 Qualidade no atendimento do bibliotecário 91,30% 94,00%
17.10 Qualidade no atendimento dos demais colaboradores 97,10% 100,00%
17.11 Acesso ao Sistema Pergamum 80,00% 86,00%
17.12 Acesso à bases de dados técnico-científicas regionais, nacionais e internacionais 94,20% 86,00%
17.13 Limpeza, organização e conservação do acervo e do ambiente 100,00% 97,00%
17.14 Isolamento acústico 97,10% 100,00%
18.1 Arquitetura inclusiva (rampas, elevadores, sanitários adaptados, vagas nos estacionamentos, mobiliário, equipamentos, etc.) 91,30% 94,00%
19.1 Participação na elaboração do planejamento institucional 86,70% 88,00% dimensão 8 eixo 1 89,13% 89,13%
19.2 Participação no processo de avaliação institucional 88,50% 91,00%
19.3 Divulgação interna de relatórios de gestão 88,40% 91,00%
19.4 Divulgação interna do processo e dos resultados da avaliação 88,40% 91,00%
20.1 Políticas de acesso à Faculdade ANASPS (vestibular, transferência, retorno e reingresso) 88,60% 85,00% dimensão 9 eixo 3 86,01% 86,01%
20.2 Apoio à permanência na Faculdade Anasps 80,00% 88,00%
20.3 Oferta de intercâmbios 79,90% 83,00%
20.4 Estímulo à participação em gestão acadêmica, de ação comunitária e de representação 80,10% 88,00%
20.5 Serviços e programas de apoio ao discente 88,50% 85,00%
20.6 Mecanismos de avaliação da satisfação com o curso 88,50% 91,00%
21.1 Manutenção de contato com o egresso 88,50% 91,00%
21.2 Oferta de atividades promotoras de educação continuada 88,50% 88,00%
21.3 Acompanhamento da inserção dos egressos no mercado de trabalho 85,70% 85,00%
21.4 Processo seletivo para pós-graduação 82,90% 85,00%

4. ANÁLISE DOS DADOS DO TRIÊNIO

Neste tópico do relatório, apresentam-se as análises verificadas por eixo/dimensão, buscando identificar os principais pontos evidenciados como Força, Alerta e Fraqueza.

Cabe destacar que não houve uma grande variação na avaliação realizada no ano 1 (2018) e no ano 2 (2019) deste triênio. Também destaca-se que não foi verificado nenhum Alerta nem
Fraqueza apontadas pelos públicos pesquisados, porém, esta comissão verificou fragilidades no próprio processo de autoavaliação, a partir da experiência deste primeiro ciclo e apresenta, no tópico
plano de ação, proposições de melhoria.

As fragilidades verificadas pela própria comissão são: o questionário (muitas perguntas, perguntas não adequadas ao público; perguntas mal formuladas, dificultando o entendimento e
comprometendo os resultados), ampliação da aplicação do questionário aos públicos egressos e comunidade externa, incluindo também, a representação destes na comissão; consolidação do
processo democrático de escolha das representações; o processo de análise e elaboração do relatório, assim como todos os demais processos dessa comissão.

Destaca-se também, que embora nenhuma dimensão ou eixo tenha sido destacado como Alerta ou Fraqueza, algumas perguntas ficaram com pontuação de alerta ou muito próximas a ela, no
ano 1, tais como questões relativas à comunicação, gestão administrativa e atuação do núcleo de extensão. Essas perguntas tiveram sua pontuação melhorada, algumas destacadas como Força no ano 2.

Cabe destaque às perguntas relativas à limpeza dos espaços da IES, que mantiveram o conceito máximo no ano 1 e 2.

De todas as questões apresentadas, a grande maioria manteve o índice do ano 1 ou teve melhora do índice exceto as questões: 7.2 (Integração entre as políticas institucionais de ensino,
pesquisa e extensão), 8.6 (Transparência das ações de coordenação, planejamento e execução do plano de gestão da coordenação do curso) e 17.12 (Acesso à bases de dados técnico-científicas
regionais, nacionais e internacionais).

5. PLANO DE AÇÃO

A apresentação das fragilidades identificadas durante a análise deste ciclo avaliativo em formato de plano de ação traz consigo a intenção de auxiliar esta comissão e a gestão da IES na implementação de melhorias sugeridas A ferramenta 5W2H vem sendo amplamente utilizada na gestão como estratégia de ação.

Planejar as etapas de implementação de uma nova atividade auxilia a gestão na execução, uma vez que desmembra uma atividade em tarefas e seus executores. Facilita ainda seu acompanhamento, já que também estabelece prazos.

FERRAMENTA 5W2H

O QUE?
COMO?
QUEM?
ONDE?
POR QUE?
QUANTO?
Revisão do questionário
Por meio de análises dos integrantes da CPA periodicamente.
CPA
Na IES e através de reuniões virtuais.
Aperfeiçoar e manter atualizado o questionário.
Atividades pertencentes ao rol de atribuições dos envolvidos.
Ampliação da participação de públicos - egressos e comunidade externa
Divulgando com antecedência os questionários aos interessados por meio do site institucional. Promovendo campanhas informativas quanto à importância da participação dos egressos e da comunidade externa.
CPA, equipe de marketing e de TI da FAnasps.
Site institucional
Para obtermos a avaliação desses públicos, ampliando os dados e permitindo análises mais densas.
Atividades pertencentes ao rol de atribuições dos envolvidos.
Escolha democrática dos públicos na comissão - incluindo egressos e comunidade externa
A partir dos resultados de pesquisas anteriores, rever uma nova comissão dos membros da CPA para que sejam eleitos.
Presidente da CPA e membros em conjunto com a equipe diretiva.
Na IES e através de reuniões virtuais.
Para que os resultados sejam agregados aos objetivos da IES.
Atividades pertencentes ao rol de atribuições dos envolvidos.
Melhoria na análise dos dados da pesquisa
Estudar os relatórios e questionários anteriores da IES com o objetivo de aperfeiçoar a metodologia.
CPA e membros equipe diretiva.
Na IES e através de reuniões virtuais.
Obter informações mais completas e fidedignas.
Atividades pertencentes ao rol de atribuições dos envolvidos.
Melhoria na apresentação dos dados e da análise - construção do Relatório
Tornando o Relatório mais intuitivo e atrativo.
CPA
Na IES e através de reuniões virtuais.
Obter um Relatório de Excelência.
Atividades pertencentes ao rol de atribuições dos envolvidos.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este relatório integral, conforme estabelecido na Nota Técnica 65/2014, contempla asanálises realizadas pela Comissão Própria de Avaliação dos anos de 2018 a 2020.

A CPA está em busca da consolidação do processo avaliativo da IES, sensibilizando os públicos para a efetiva participação, a fim de garantir a maturidade desta comissão e do próprio processo avaliativo.

A Comissão e a gestão da IES permanecem empenhadas no contínuo aprofundamento da qualidade do ensino e demais dimensões.

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