Dirigentes do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) de Moçambique especialistas da área atuarial visitaram, na última sexta-feira (11), a sede da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe), em Brasília.
A visita faz parte da programação do curso “Avaliação Atuarial em Regimes de Segurança Social: Da Teoria à Prática com Foco no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) de Moçambique”, promovido pela Faculdade Anasps para servidores do órgão previdenciário moçambicano.
O objetivo da atividade foi proporcionar aos participantes uma imersão no funcionamento da previdência complementar do serviço público brasileiro, promovendo o intercâmbio direto com técnicos e gestores da Fundação.
Durante a recepção, os visitantes foram apresentados à estrutura organizacional, às diretrizes de atuação e aos principais desafios enfrentados pela Funpresp-Exe. Também conheceram as boas práticas adotadas para garantir a sustentabilidade dos planos previdenciários. A programação incluiu uma palestra técnica, sessão de perguntas e um diálogo enriquecedor com representantes da diretoria.
O encontro foi marcado por um ambiente de cordialidade e interesse mútuo. Os participantes moçambicanos demonstraram entusiasmo com a experiência, destacando a relevância do modelo brasileiro como referência para o aperfeiçoamento das políticas previdenciárias em Moçambique.
Para a Faculdade Anasps, a visita reforça o compromisso com a formação técnica de excelência, promovendo a integração internacional e o intercâmbio de conhecimento entre países lusófonos.
A missão de capacitação segue até 25 de julho, com diversas atividades programadas, fortalecendo os laços entre Brasil e Moçambique nas áreas de previdência e formação de servidores públicos.

A faculdade dos servidores e futuros servidores públicos.
A Faculdade Anasps é uma Instituição de Ensino Superior que nasce no cenário educacional do Distrito Federal, precisamente na área central de Brasília, com a finalidade de cumprir com um dos objetivos de sua Mantenedora, a Anasps – Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social, qual seja, o de promover o ensino, a pesquisa e a extensão na área da Previdência, da Gestão Pública e do Direito, como também em outras áreas do conhecimento.


