Português EnglishEspañol Italiano

Acessibilidade

Português EnglishEspañol

Jornada Internacional: docentes da Faculdade Anasps repercutem evento memorável

Na última quinta-feira (29), a Faculdade Anasps promoveu o segundo dia da Jornada Internacional, que reuniu alguns dos docentes mais renomados da Europa para palestras esclarecedoras sobre trabalho, bem-estar social e meio ambiente, entre outros assuntos.

Neste segundo dia, o professor da Universidade de Alicante (Espanha) e doutor honoris causa pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali-SC), Gabriel Real Ferrer, palestrou sobre a compreensão da sustentabilidade e suas implicações na sociedade, diante de um auditório absolutamente lotado em Brasília.

A Jornada Internacional faz parte das ações de internacionalização da Faculdade Anasps: no primeiro semestre deste ano, a instituição firmou diversos acordos com universidades europeias, como a própria Universidade de Alicante e a Universidade Niccoló Cusano (Unicusano), de Roma (Itália).

O diretor acadêmico e institucional da Faculdade Anasps, Thiago Vesely, fez um balanço do evento: “Sabíamos que teríamos um evento grandioso, atrativo para todos os nossos alunos e para a comunidade acadêmica como um todo, mas nos surpreendeu tanto pela procura e pelo interesse acima do esperado, mas muito se justifica pelo momento que o Brasil vem passando, pelas crises ambientais, com essas queimadas”.

“Mais do que oportuno ouvir um mestre, um doutor do direito ambiental como o professor Gabriel Ferrer, uma sumidade no tema, que nos brindou com uma palestra excelente”, completou Thiago.

O professor da Faculdade Anasps e ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Guilherme Serrano, também esteve presente. Ele correlacionou a importância da sustentabilidade ambiental com a previdência social.

“Quando a gente fala de sustentabilidade ambiental, preservação do nosso ambiente, tem tudo a ver com previdência, porque previdência é futuro. A gente não faz previdência para o hoje. A gente faz previdência para o futuro, para as próximas gerações, contando que as próximas
gerações vão ajudar a manter as gerações que hoje estão trabalhando e que lá na frente vão estar aposentadas”, disse.

Ele completa ao dizer que a sustentabilidade ambiental e a previdência devem caminhar em conjunto: “Eu espero que os institutos de previdência, órgãos de previdência, que investem hoje para fazer os seus fundos crescerem para pagar as aposentadorias no futuro, pensem
também no meio ambiente. Esses investimentos, hoje, estão sendo feitos com uma responsabilidade socioambiental também, ou a gente tem mais o discurso e menos a prática?”, indagou.

A professora de Direito Constitucional e Seguridade Social da Faculdade Anasps, Maria Raquel Duarte, destacou um aspecto abordado na palestra do professor Ferrer que trata das mudanças que o direito passará ao longo dos próximos anos, considerando o meio ambiente:
“O direito à previdência social, o direto à educação, o direito ao trabalho, que são os artigos sociais do Artigo 6º da nossa Constituição, eles vão ter que ser interpretados de uma maneira a garantir um outro princípio, que está no Artigo 225º, que é o princípio da sustentabilidade”.

“Esses direitos positivados enquanto regras, terão que ter um olhar de sustentabilidade com base nos princípios constitucionais, nos direitos humanos e interpretação de tratados internacionais e, principalmente, além daquilo que está na regra, de uma conscientização da
sociedade. De nada vale o texto constitucional se a ideia de sustentabilidade não estiver na cabeça de todo mundo”, afirmou.

A palestra está disponível na íntegra no canal da Faculdade Anasps no YouTube. Clique aqui e assista.

Gostou? Compartilhe