Português EnglishEspañol

Acessibilidade

Português EnglishEspañol

Qual o compromisso que a sociedade tem com as pessoas com deficiência?

Olhando as redes sociais, 10/01/2024, me deparei com vários comentários acerca dos “limites e dificuldades” e de sentimentos que foram da “injustiça” ao excesso de cuidado” por alguém com deficiência participar de um reality show. Em contra partida, em um outro reality apresentado em 2023 por uma pessoa com deficiência os comentários foram de superação: “como ele consegue, ele é o máximo, não sei se conseguiria, …”.

Quando se diz, a partir de todas as discussões e legislações vigentes que visam garantir à pessoa com deficiência os seus direitos espera-se que a sociedade também assuma seu compromisso com base nos princípios de igualdade, inclusão e respeito aos direitos humanos.

São princípios que para serem colocados em prática e se efetivarem irão depender do nível de compromisso da sociedade com as pessoas com deficiência, uma vez que o mesmo é dinâmico e evolui à medida que a compreensão das necessidades e direitos das pessoas com deficiência se amplia, se torna visível e possui representação. Mas para isso acontecer, também se faz necessária a colaboração entre governos, organizações não governamentais, setor privado e a própria comunidade pois, esse é um dos caminhos que a sociedade se torna verdadeiramente inclusiva.

O caminho ainda é longo e os passos são curtos já que, infelizmente, o preconceito em relação às pessoas com deficiência persiste em muitas sociedades, e isso pode ser atribuído a uma série de fatores complexos e como motivos pode-se destacar: estigmas culturais e sociais, falta de conscientização e educação, falta de representação, barreiras estruturais e falta de acessibilidade, medo do desconhecido entre outros.

Combater o preconceito em relação às pessoas com deficiência requer esforços, ações coordenadas em diversas frentes. E a principal delas é a Educação, com a promoção da inclusão; mas para tanto, se faz necessário fortalecer cada vez mais as políticas antidiscriminatórias.

A conscientização sobre as habilidades, as competências e as contribuições significativas que as pessoas com deficiência podem oferecer à sociedade perpassa por um processo contínuo que vai exigir a participação de todos.

Gostou? Compartilhe

Olá querido aluno(a), faça login em uma das opções abaixo: