No último dia 27 de agosto, a seccional Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) realizou uma palestra crucial sobre inclusão social e educacional para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento, intitulado “Políticas Públicas de Inclusão no
Autismo – Na Educação e na Sociedade”, reuniu especialistas, acadêmicos e membros da comunidade para discutir e analisar as medidas necessárias para promover uma maior integração e acessibilidade para pessoas com TEA em diversos contextos sociais e educacionais.
Durante a palestra, o diretor acadêmico e institucional da Faculdade Anasps, Thiago Vesely, teve a oportunidade de representar a instituição e compartilhar insights sobre o projeto PAIDEIA, uma iniciativa inovadora que visa transformar a maneira como a educação é oferecida a estudantes com deficiência, com um foco particular em pessoas com TEA. O projeto PAIDEIA é notável por seu enfoque em métodos alternativos e tecnologicamente avançados, destinados a melhorar a experiência educacional e social desses alunos.
O PAIDEIA, que serve como base para o Projeto de Lei 2861/2022, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, busca instituir a Política Nacional de Acessibilidade Educacional no Brasil. Este projeto de lei tem como objetivo promover uma abordagem mais inclusiva e
acessível à educação para todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais.
Na ocasião, Thiago Vesely apresentou detalhadamente as propostas inovadoras do PAIDEIA, destacando o uso de tecnologias emergentes, como o metaverso, para criar ambientes educacionais mais inclusivos. O projeto sugere a implementação de aulas síncronas, que permitem uma maior interação e integração entre os alunos com deficiência e seus colegas.
Além disso, o PAIDEIA propõe a presença de um segundo professor, especialmente treinado em educação especial, dentro da sala de aula para oferecer suporte adicional e personalizar a instrução conforme as necessidades individuais dos alunos.
A apresentação do PAIDEIA foi recebida com grande entusiasmo e aprovação por parte dos participantes do evento. Os presentes reconheceram a importância de iniciativas como essa para promover uma verdadeira inclusão. A psicóloga Carolina Passos, uma das palestrantes do evento, ressaltou a relevância das propostas do projeto, destacando que, embora a utilização de métodos como o ensino à distância e o acompanhamento individualizado possa parecer fora do convencional, são alternativas necessárias para garantir uma educação de qualidade para todos. “É algo que para a gente não seria natural de pensar, mas a gente tem visto, sim, preferências no ensino à distância, no acompanhamento mais individualizado. Me parecem alternativas necessárias para a gente conseguir fazer”, afirmou Passos.
A aceitação e o apoio ao projeto PAIDEIA, que atualmente conta com uma impressionante taxa de 97% de aprovação popular no portal da Câmara dos Deputados, evidenciam o compromisso da Faculdade Anasps com a promoção de uma educação inclusiva e acessível. A ampla
aceitação do projeto não apenas reflete a seriedade e a dedicação da instituição para com este aspecto crucial da educação especial, mas também aponta para uma crescente conscientização e valorização das políticas públicas voltadas para a inclusão de pessoas com TEA.
O evento promovido pela OAB-DF serviu como um importante ponto de partida para a discussão de políticas públicas e práticas educacionais voltadas para a inclusão, destacando a necessidade contínua de inovação e compromisso com a acessibilidade para todos os alunos.
A faculdade dos servidores e futuros servidores públicos.
A Faculdade Anasps é uma Instituição de Ensino Superior que nasce no cenário educacional do Distrito Federal, precisamente na área central de Brasília, com a finalidade de cumprir com um dos objetivos de sua Mantenedora, a Anasps – Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social, qual seja, o de promover o ensino, a pesquisa e a extensão na área da Previdência, da Gestão Pública e do Direito, como também em outras áreas do conhecimento.