O segundo dia do IX Fórum Ibero-Americano Inclui, realizado no auditório do CREA-DF em Brasília, reuniu especialistas, gestores públicos e representantes de organizações internacionais para debater os desafios e avanços na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Com o tema “Emprego de pessoas com deficiência: uma questão de direito e talento”, o evento, promovido pela Organização Ibero-Americana de Seguridade Social (OISS) e Faculdade Anasps, destacou a importância dos dados como ferramenta para a formulação de políticas públicas eficazes.
“Os dados são fundamentais para implementar políticas sociais efetivas. Eles nos permitem identificar necessidades, desenhar estratégias com base em evidências e avaliar resultados”, afirmou Santiago Raul de Bartolomé, diretor administrativo do Centro Estadual de Referência da Autonomia de Pessoas com Deficiência na Espanha, que moderou um dos paineis.
Durante o painel “Dados, emprego e deficiência: desafios e oportunidades”, Sabina Lobato, da Fundação ONCE, apresentou a experiência espanhola de construção de um ecossistema de informação sobre deficiência e mercado de trabalho: “Desde 2010, temos uma estratégia de dados consolidada, com parcerias institucionais e foco na transversalização da deficiência nas pesquisas oficiais”, explicou.
Paula Bellizia, representante da organização equatoriana BID Lab, destacou a iniciativa regional que envolve cinco países latino-americanos, com foco em sensibilizar o setor privado sobre a inclusão de pessoas com deficiência: “Elaboramos formulários com dados quantitativos e qualitativos para termos uma visão mais completa da situação”.
Já Isabel Maldonado, diretora da Fundación Red, também do Equador, relatou o impacto da falta de dados confiáveis em políticas de inclusão: “Até pouco tempo, se acreditava que havíamos atingido pleno emprego. Com o censo atualizado, vimos que a realidade é bem diferente. Apenas 1% das pessoas com deficiência ocupam cargos de liderança”.
A senadora brasileira Mara Gabrilli (PSD-SP), integrante do Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, enviou uma mensagem em vídeo destacando a importância da coleta de dados desagregados: “Não há políticas públicas eficazes sem dados de qualidade. Precisamos de informações acessíveis e participativas para garantir a efetividade dos direitos”.
O evento também abordou iniciativas de formação e qualificação profissional para pessoas com deficiência. Representantes de instituições como o Inefop (Uruguai), o INA (Costa Rica), a OIT e o Congresso Nacional do Brasil participaram virtualmente. O deputado brasileiro Duarte Jr. (PSB-MA), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, defendeu que a inclusão comece pela base: “Não se pode falar em acesso ao mercado de trabalho sem garantir o acesso à educação. Pessoas com deficiência só precisam de oportunidades para mostrar que são plenamente capazes”.
Durante a programação, houve também um momento de reconhecimento a iniciativas de destaque. O presidente da Organização Ibero-Americana de Seguridade Social (OISS), Alexandre Barreto Lisboa, foi homenageado pela atuação em prol da promoção de direitos das pessoas com deficiência. “Promover a inclusão é mais do que cumprir uma meta. É construir um futuro em que todos possam participar plenamente da vida econômica e social da região”, afirmou Barreto.
Durante a programação, também foi realizada a entrega do Prêmio Ibero-America Inclui, promovido pela OISS, como forma de reconhecer lideranças e projetos comprometidos com a promoção dos direitos das pessoas com deficiência.
Na cerimônia de encerramento do evento, o diretor-geral da Faculdade Anasps e presidente da Anasps, Alexandre Barreto Lisboa, destacou a importância da cooperação internacional: “Iniciativas como esta reforçam a necessidade de trabalharmos juntos por uma Ibero-América mais justa, solidária e inclusiva”, afirmou.
Com uma programação que une dados, experiências concretas e propostas de cooperação internacional, o Fórum reforça o compromisso da região com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, em especial a meta 8.5: “emprego pleno e produtivo, com igualdade de remuneração para todas as pessoas, inclusive pessoas com deficiência”.Assista à integra do segundo dia do IX Fórum Ibero-Americano Inclui clicando aqui.

A faculdade dos servidores e futuros servidores públicos.
A Faculdade Anasps é uma Instituição de Ensino Superior que nasce no cenário educacional do Distrito Federal, precisamente na área central de Brasília, com a finalidade de cumprir com um dos objetivos de sua Mantenedora, a Anasps – Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social, qual seja, o de promover o ensino, a pesquisa e a extensão na área da Previdência, da Gestão Pública e do Direito, como também em outras áreas do conhecimento.